
Projeto ECORITMO leva oficinas de construção e práticas de instrumentos de forma sustentável para o Itapoã
Iniciativa gratuita começa em maio de 2025 e é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF
O artista Fabrício Sobrera, morador do Itapoã, aprendeu percussão em uma ação social que mudou para sempre sua vida em 2006. O incentivo fez com que ele desenvolvesse um projeto para passar os seus ensinamentos para jovens, crianças, pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ensinamentos estes que vão além de aprender a tocar um instrumento musical. Os participantes serão incentivados também a fabricar o seu próprio instrumento de forma consciente, respeitando o meio ambiente. A iniciativa nomeada ECORITMO e realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF vai levar 4 oficinas para 3 Escolas Públicas do Itapoã – sua região- totalizando 12 oficinas.
Serão realizadas, por escola, 2 oficinas de construção de instrumentos de percussão utilizando materiais recicláveis com o percussionista Fabrício Sobrera e 2 oficinas de como tocar os instrumentos com a percussionista Fernanda Vitória. O projeto visa capacitar uma média de 240 estudantes e produzir instrumentos como ganzá, pandeiro, reco-reco e tantã. A ideia é transformar resíduos em expressão artística. O ECORITMO já está confirmado na Escola Classe 02 do Itapoã. Aulas de construção de instrumentos no dia 14 e 15 de maio, das 9h às 12h, e das 13h às 17h. Aula de musicalização dia 29 e 30 de maio, das 9h às 12h, e das 13h às 17h. Demais aulas e técnicas dia 5 de junho, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Ainda, na Escola Classe 203 do Itapoã com aulas de construção dias 21 e 23 de maio, das 8h às 12h e das 13h às 17h e de musicalização nos dias 5 e 6 de junho, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Gratuito. Mais informações no Instagram: @oficinasecoritmo.
No curso que levanta a bandeira da sustentabilidade serão utilizados latas, papelão, garrafas pet e outros objetos reaproveitados. Os materiais vão servir de matéria-prima para os estudantes criarem instrumentos inspirados nas tradições de ritmos brasileiros como samba, maracatu, dentre outros.
“Eu e a Fernandinha (Fernanda Vitória) tivemos a oportunidade de ter um curso semelhante na região do Paranoá em 2006. Na época, eu tinha 14 anos de idade. É uma iniciativa que tenho muito orgulho de passar para minha região junto com ela. Observamos que aqui, no Itapoã, muitas escolas e pessoas em situação de rua não têm oportunidade de conhecer sobre musicalização, quem dirá tocar e fazer seu próprio instrumento de forma consciente, respeitando o meio-ambiente. Estamos muito felizes”, declara Fabrício Sobrera, autor do ECORITMO.
Sobre o ECORTIMO – Promover a sustentabilidade, preservar a herança cultural e proporcionar uma experiência que une a criatividade à tradição musical do Brasil. O projeto ECORTIMO chega com todos estes motes em 2025 ne região do Itapoã. E as escolas que vão receber o curso terão aulas de preparação de ambiente e materiais; aulas sobre percussão, contratempo, diferentes afinações para chegar ao timbre necessário, instrução e manuseio dos materiais necessários para construção de instrumentos como pandeiro, tantã, dentre outros.
“E vamos propor às escolas a formação de uma banda de percussão com os participantes que se destacarem nas atividades formativas. Transforme o lixo em som! Participe da nossa oficina de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis. Uma experiência criativa, divertida e sustentável para todas as crianças. Música e consciência ambiental em perfeita harmonia”, convida Sobrera.
Ficha técnica:
Coordenador geral e arte-educador de construção de instrumentos de percussão com materiais recicláveis – Fabrício Sobrera
Coordenação administrativa – Karita Pascollato
Produção Executiva – Instituto Sócio Criativo
Arte-educadora de técnicas para tocar pandeiro, reco-reco, tantã e ganzá – Fernanda Vitória
Assessoria de imprensa – Clara Camarano
Gestão de Redes Sociais – Alessandra Vieira
Serviço fotográfico – Alessandra Vieira
Serviço fotográfico – Elise Milani
Designer- Kallil Bonova