
COMPLEXO CULTURAL DO CHORO ABRE TERCEIRA TEMPORADA DE SHOWS, APRESENTAÇÕES INFANTIS E ENSAIOS MUSICAIS ABERTOS AO PÚBLICO
COM PATROCÍNIO MASTER DA SHELL, PROJETO COMEÇA EM SETE DE MAIO COM PROGRAMAÇÃO GRATUITA
O Complexo Cultural do Choro está de volta ao cenário artístico e cultural de Brasília. Após o sucesso das duas primeiras edições, o evento retorna em 2025 com uma programação acessível e diversificada, que nos próximos seis meses vai contemplar toda a família com shows, encontros musicais, rodas de choro e espetáculos infantis. O projeto tem apresentação e patrocínio da Shell, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) do Ministério da Cultura.
A partir de uma curadoria criteriosa, o Complexo Cultural do Choro definiu uma agenda semanal. Às quartas-feiras, o palco do Clube do Choro é do tradicional Choro Livre Convida, com apresentações que reúnem artistas de diferentes gerações e estilos musicais. Nas manhãs de sábado, a programação tem foco no público infantil e familiar: é a vez do Piquenique Chorão e seus espetáculos interativos para crianças que incluem circo, música e dança, e também dos Ensaios Abertos da Escola Brasileira de Choro no Parque da Cidade ou na área externa do Clube do Choro, com grandes rodas de choro ao ar livre. Em seguida, a tradicional Feijoada com Sambatoma conta com música de qualidade e uma experiência gastronômica saborosa.
A cereja do bolo serão os “Tributos ao Mestre“, shows programados para sextas e sábados à noite, com homenagens a grandes criadores da música brasileira por artistas de renome no cenário nacional, como Francis e Olivia Hime, Marcos Suzano e Carlos Malta, Guinga e Lula Galvão, Armandinho Macedo, Badi Assad e Anna Tréa.
O projeto tem patrocínio master da Shell por meio da Lei de Incentivo à Cultura. “Acreditamos que a cultura é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de um país. Nossa agenda de patrocínios culturais reitera o compromisso da Shell com a sociedade brasileira ao apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento humano, a educação, a inovação, a diversidade, a equidade e a inclusão. O Complexo Cultural do Choro já se tornou um acontecimento tradicional na cidade de Brasília, e temos orgulho em continuar mais um ano desta parceria, contribuindo para a manutenção e conservação da música popular brasileira” – comenta Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação de Marca da Shell Brasil.
A estreia da edição de 2025 do Complexo Cultural do Choro acontece em 7 de maio, quarta-feira, a partir das 19h30, com o Regional Choro Livre convidandoDalila, Leandro Tigrão e o projeto Vibrações, que leva o choro para escolas da rede básica de ensino. Dalila é Drag queen que desde 2015 incorpora em suas performances música e brasilidades, destacando-se por sua atuação como maestrina, DJ e musicista. Leandro Tigrão é formado pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, possui bacharelado em flauta transversal pela UNESP e foi vencedor de importantes concursos nacionais, entre os quais o Concurso de Interpretação de Música Brasileira e o Concurso Nacional de Jovens Flautistas.
Na manhã de sábado,10 de maio, o Piquenique Chorão fica por conta do Circo Teatro Artetudecom os Irmãos Saúde, grupo com mais de 15 anos de trajetória, que usam de elementos de esquetes tradicionais, misturadas com manobras acrobáticas e números de malabares, para exercitar a arte de convivência. Um trabalho que tem a simplicidade da rua e a grandiosidade do circo. Depois alunos e professores da Escola Brasileira de Choro convidam o público para um Ensaio Aberto, dando início à tradicional roda no Parque da Cidade.
Além das atividades no Espaço Cultural do Choro, a programação do Complexo Cultural do Choro se estende a outros pontos de fácil acesso e grande circulação do Distrito Federal. A expectativa é receber uma média de 300 pessoas por dia, contemplando as diferentes faixas etárias com produções educativas e culturais, levando à população lazer e entretenimento de qualidade.
Para o diretor da Escola Brasileira de Choro, Henrique Neto, “mais que um evento, o projeto é um movimento de valorização de nossa identidade musical e cultural que fortalece os artistas, forma novas plateias e diversifica as ações do Clube do Choro e da Escola Brasileira do Choro”. Ele ressalta que o ano de 2025 marca a reafirmação do compromisso assumido pelo Complexo Cultural do Choro com a cultura e a cidade. “Como curador e diretor musical do projeto, é uma alegria ver Brasília receber novamente essa iniciativa vencedora. Oferecemos música popular autêntica, rodas de choro abertas, tributos a grandes mestres da MPB e uma programação cultural acessível, gratuita em sua maioria e pensada para toda a família”.
SOBRE O PROJETO
O projeto, de acordo com o plano bianual do Complexo Cultural do Choro de Brasília, prevê ações integradas da Escola Brasileira de Choro e do Clube do Choro de Brasília visando a difusão e renovação da música instrumental brasileira. As atividades incluem ensaios abertos, bolsas de ensino musical, rodas de choro e samba, atividades infantis e shows, sempre com o propósito de resguardar, transmitir conhecimento e fomentar o Choro, gênero seminal da MPB.
O objetivo maior é dar continuidade ao trabalho iniciado em 2023, ampliando e consolidando o espaço como centro cultural e educacional de referência. O projeto busca também formar público — da infância à terceira idade —, promover o intercâmbio entre artistas e fortalecer a vocação natural de Brasília como capital da música instrumental, revelando novos talentos em nível nacional e internacional.
COMPLEXO CULTURAL EM NÚMEROS
No decorrer da temporada serão realizadas 24 edições do “Tributo ao Mestre”, 24 apresentações infantis do “Piquenique Chorão”, 24 Ensaios Abertos com rodas de choro conduzidas por professores acompanhados de alunos da Escola Brasileira de Choro, e 24 edições do “Choro Livre Convida”, com a participação de 72 instrumentistas convidados.
A programação culmina com um festival de encerramento na primeira semana de novembro. Estão previstos dois dias de shows à tarde e à noite no Clube do Choro, com a participação de nomes consagrados da MPB e de novos talentos do Distrito Federal, reforçando o papel do projeto como vitrine da música instrumental brasileira e plataforma de descoberta de jovens artistas.
SOBRE A SHELL
Há 112 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia 07/05:
19:30 – Choro Livre convida Dalila, Leandro Tigrão e o projeto Vibrações
Dia 10/05:
11:00 – Piquenique Chorão com o Circo Teatro Artetude
11:00 – Ensaio Aberto Alunos e Professores da Escola Brasileira de Choro no Parque da Cidade
12:00 – Feijoada com samba
SERVIÇO
Complexo Cultural do Choro de Brasília
Dias: 07 e 10 de maio (quarta-feira e sábado)
Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental e Parque da Cidade
Telefone: (61) 3226-3969
Acesso gratuito para Choro Livre convida, Piquenique chorão e Ensaio Aberto
Feijoada com Samba: Reservas em 61 99527-4664
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos