
Indígena brasiliense Ramona fala ao webcanal (In)Classificáveis no Dia da Marcha das Mulheres Indigenistas
O Projeto de Bruno Ferraz, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal fala sobre arte, diversidade, resistência e resiliência no DF
Militante e arte-educadora, a indígena brasiliense Ramona é a próxima entrevistada do webcanal (In)Classificáveis. Ramona falará sobre carreira, história, militância e sua luta pelos indígenas na capital federal, em especial em Taguatinga, cidade onde nasceu e cresceu. A entrevista vai ao ar no dia da Marcha das Mulheres Indígenas, 7 de agosto, quinta-feira, no Eixo Cultural Ibero-Americano. Às 20h, no Instagram: @CanalInclassificáveis e no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=UAiFmjTQ6cc&ab_channel=CanalInclassific%C3%A1veis . Gratuito. Livre para todos os públicos.
Quebrar estereótipos, debater temas como o preconceito, a misoginia, família, racismo, aceitação e também discorrer sobre arte, resistência e militância. Radicado em Brasília, o multiartista Bruno Ferraz lançou o projeto (In)Classificáveis, em 2024. Um canal que fala sobre estes motes, cultura, resistência e resiliência. A iniciativa, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF, voltou em sua segunda edição em 2025 com diversos entrevistades que fazem diferença na cultura, na política e na diversidade do Distrito Federal. A começar por homenagem ao eterno mestre e ator Tullio Guimarães, falecido recentemente, e com a drag queen ativista Allice Bombom. As entrevistas de ambos já podem ser conferidas no canal. Agora, é a vez de Ramona falar no (In)Classificáveis.
““A Ramona é uma pessoa de garra, que fez e faz história no DF. Trabalhou ainda no Memorial dos Povos Indígenas e está à frente, sendo uma das lideranças, da ocupação do Mercado Sul. Trabalha ainda com designer, audiovisual, faz oficinas e palestras. Ela vai contar essa trajetória de luta, representando sua etnia Potiguara Ibapiri, do Rio Grande do Norte, no nosso canal”, destaca a diretora do projeto, Juana Rondon.
Sobre o projeto – (In)Classificáveis é um webcanal comandado e idealizado por Bruno Ferraz. O artista de Rondônia radicado em Brasília é reconhecido pela forma única no jeito de entrevistar, de se posicionar e se trajar, gerando assim um programa de debate instigante e único. Ferraz é ator, pintor, fotógrafo, cenógrafo e figurinista. E ele chega ao público de forma leve, descontraída e provoca diversos artistas para documentar parte da arte brasiliense LGBTQIAPN+ feita pelas regiões administrativas do DF.
Na nova temporada de (In)Classificáveis serão oito entrevistades. “Ainda teremos Pedro Sangeon, dentre tantas outras celebridades do Distrito Federal. As entrevistas vão ser lançadas semanalmente, até setembro”, adianta o idealizador e entrevistador, Bruno Ferraz.
Ficha Técnica:
Coordenador-Geral, Diretor de arte, Entrevistador e Roteirista: Bruno Ferraz
Diretora cinematográfica: Juana Rondon
Assistente de direção: Ciellen Selene
Produção executiva: Romulo Santos
Direção de fotografia e Edição: Gustavo Serrate
Fotografia still e Making off: Duda Rodrigues
Técnico de som: Manuel Rangel
Trilha sonora: Paulo Lessa
Maquiadora: Sandra Kelly
Figurinista: Lia Kamp
Assistente de figurinista: Vanessa Fritz Cavalcante
Social media: Heber Barbosa
Coordenador administrativo: Daniel Rondon
Produtora audiovisual: Cineoitoum
Assessoria de imprensa: Clara Camarano
Serviço: Indígena brasiliense Ramona fala ao webcanal (In)Classificáveis no Dia da Marcha das Mulheres Indigenistas
Data: 7 de agosto, com Ramona, às 20h
Exibição no Instagram: @CanalInclassificáveis e no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=UAiFmjTQ6cc&ab_channel=CanalInclassific%C3%A1veis
Gratuito
Livre para todos os públicos.