
Instituto Estupenda Produção Cultura apresenta inédito espetáculo “Evoé”
Peça patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal celebra Baco e o Teatro
Uma homenagem aos fazedores das Artes Cênicas, aos artistas que ficam na frente e atrás das coxias. A Cia Estupenda Trupe celebra os 20 anos de existência com o inédito espetáculo “Evoé”, termo usado para saudar Dionísio durante as festividades.
O espetáculo estará em cartaz nos dias 5 de outubro, às 10h, 11h, 14h e 15h, no Complexo Cultural de Samambaia. Ainda, dia 6 do mês, às 8h40 e às 10h, no IFB de Samambaia. A temporada se encerra no Lar dos Idosos de Ceilândia, às 1h e às 14h. Gratuito. Livre para todos os públicos. Mais informações: @estupendatrupe.
Imagens sobre o que é estar no palco, sobre os trabalhadores da arte se mesclam de forma lúdica. Em cena, os fundadores da Trupe e atores Alana Ferrigno, Beta Rangel, Carlos Valença brincam, criam arquétipos e falam de sonhos no espetáculo que celebra o Teatro em sua essência.
“Esse espetáculo é uma saudação à cidade, um agradecimento à Brasília. Estamos dizendo: ainda estamos aqui. O teatro que começamos a fazer há 20 anos agora está mais maduro, mas segue com a mesma vontade de encontro. Com EVOÉ voltamos à rua, remontando o tempo em que o desejo era tão grande que nos apresentávamos em qualquer lugar — nos palcos, nas praças, nos pátios das escolas”, destaca o diretor da Estupenda, Venusto.
Segundo o diretor, “Evoé “resgata ainda a chama inicial da necessidade de estar diante do público e de celebrar o encontro.
“Começamos o processo com o dramaturgo Fernando de Carvalho. E discutimos muito sobre como traduzir em imagens o que é estar em cena. Brincamos com signos da estrutura do teatro de uma forma poética. E estamos também voltando para as ruas, onde nossa companhia se criou”, acrescenta a atriz Alana Ferrigno.
Sobre a Estupenda Trupe de Brasília –
Com 20 anos de trajetória como artistas e arte-educadores, Alana Ferrigno, Beta Rangel, Carlos Valença e Tiago Venusto (diretor da Cia.) sempre acreditaram que “todo ser humano é capaz de apreciar, discutir e produzir uma obra de arte”.
Os quatro membros são Bacharéis em Artes Cênicas, com diversas especializações e cursos de Pós-Graduação em Educação. A pesquisa do grupo em seus trabalhos artísticos tem a missão em trazer à tona temáticas que promovam reflexão a respeito de preconceitos, diversidade e perspectivas sociais a fim de ser ponto de mudança contribuindo para uma comunidade com mais equidade. Os integrantes têm certificação como multiplicadores do Teatro do Oprimido pelo CTO (Centro de Teatro do Oprimido-RJ).
O grupo já se apresentou por várias cidades/estados como Bahia, Acre, Amazonas, Goiás, Distrito Federal e passou por renomados festivais de teatro. Destacam-se o Festival Internacional de Teatro Cena Contemporânea, Festival do Teatro Brasileiro, Festival Palco Giratório, Festival Dulcina. Foram ainda premiados no Festival de Cenas Curtas de Manaus e festival Sesc Esquete Show. A Estupenda trupe contempla em seus projetos, crianças, adolescentes e adultos, com oficinas, projetos socioculturais continuados e espetáculos teatrais. Realizou ainda o primeiro Festival LGBTQIAPN+ em 2025, evento único que reuniu artistas da sigla em um ato de união e amor.
Ficha Técnica:
Grupo: Estupenda Trupe
Elenco: Alana Ferrigno, Carlos Valença e Beta Rangel
Direção: Venusto
Produção Executiva: Alana Ferrigno
Produção: Carlos Valença
Mediação: Pedro Ribeiro
Assessoria de Imprensa: Clara Camarano
Assessoria de Mídias: Pryscilla Kacilda
Fotos de Divulgação: Pryscilla Kacilda
Fotos: Pollyana Silveira
Vídeos: Matheus Veloso
Contribuição à Ideia Original do Roteiro: Fernando Carvalho
Direção de Arte e Figurinos: Venusto
Confecção de Figurinos: Neide Santos Vieira
Libras: Mônica Libras
Audiodescrição: Jordana Mascarenhas
Realização: Instituto Estupenda produção Cultural
Patrocínio:
Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal
Serviço: Instituto Estupenda Produção Cultura apresenta inédito espetáculo “Evoé”
05/10/2025 – Complexo de Samambaia
Horários: 10h – 11h – 14 – 15h
06/10/2025 – IFB Samambaia
Horários: 8h40 – 10h
07/10/2025 – Lar dos Idosos – Ceilândia
Horários: 10h – 14h
Gratuito
Livre para todos os públicos
Mais informações: @estupendatrupe.