
SESI Lab: Última semana do Brinca+ tem show, teatro e oficinas infantis
Museu tem programação gratuita com destaque para shows do Mundo Aflora, teatro de mamulengos, ativações e oficinas científicas; Confira a agenda completa
Tudo que é bom acaba, mas não precisa ficar triste: a última semana do Brinca+ promete encantar e divertir as crianças. O SESI Lab preparou uma programação especial para se despedir do festival que já faz parte do calendário de férias de Brasília. A dupla Mundo Aflora comanda o palco no fim de semana com uma mistura de música, teatro e contação de histórias. As famílias também podem curtir três apresentações do espetáculo Vida de Mamulengo, além de oficinas e ativações científicas e artísticas para todas as idades.
O festival Brinca+ é gratuito. Para participar, é necessário retirar os ingressos nas bilheterias física ou digital do SESI Lab. O museu funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Garanta aqui ingressos para o Brinca+ no SESI Lab
Tradição e diversão
Um dos principais expoentes da arte de bonecos do Distrito Federal, Chico Simões desembarca no SESI Lab com o espetáculo Vida de Mamulengo. Na história, tradicionais personagens da arte do mamulengo, Benedito, Margarida e o Boi Estrela, cansados de viver na cidade grande e com saudades da vida rural, decidem voltar para o sertão, onde vai nascer o menino Baltazar – mas no caminho surgem obstáculos.
Essa forma de teatro popular do nordeste do país ganhou raízes fortes em Brasília, onde, desde os anos 1980, Simões comanda o grupo Mamulengo Presepada, que já percorreu mais de 25 países. Vida de Mamulengo tem música ao vivo e muita interação com o público. As apresentações do espetáculo Vida de Mamulengo acontecem na Praça da Árvore, de sexta-feira (25) a domingo (27), às 11h.
“O mamulengo é uma arte milenar e universal, um teatro de bonecos popular tradicional que tem nomes diferentes pelo mundo, como Punch and Judy na Inglaterra e Guiñol na França”, explica Chico Simões. “O importante nessa tradição é que o público participe da brincadeira com os bonecos, que são sempre muito divertidos.”
Curiosidade e respeito
Quem também chega a Brasília é o Mundo Aflora, que aposta em uma mistura de música, teatro e contação de histórias para despertar a curiosidade das crianças para a diversidade de culturas do mundo. Formada por Flora Poppovic e Angelo Mundy, a dupla lançou o trabalho Sonhando Mundo Aflora, em 2024, com canções como Os
Elefantes Nunca Esquecem e La Guacamaya Araruna, que serão apresentadas nos shows do SESI Lab, além de sucessos como Bisavó Madalena e A Travessia Pela Terra.
“Pensamos e fazemos arte para a infância de um ponto de partida fora do senso comum: infância não é uma etapa da vida, mas um território onde pessoas de todas as faixas etárias se encontram”, diz a dupla.
Literatura e gambiarras
Continua em cartaz no festival Brinca+ a ocupação Territórios Literários: Energia em Movimento, do Binah Espaço de Arte, que compreende a literatura como força motriz e geradora de energia em diferentes esferas. A ocupação consiste em uma série de oficinas e ateliês, tendo como ponto de partida uma curadoria de livros ilustrados e uma coleção de caixas produzidas a partir dos livros.
A oficina acontece na sexta-feira (25), às 10h e às 14h, e no sábado (26) e domingo (27), às 14h. A oficina é limitada a 30 crianças por sessão. As fichas para participar são distribuídas com 30 minutos de antecedência, no hall do primeiro andar.
No Hacklab Volante, do coletivo Gambiologia, os visitantes conhecerão um ônibus bem diferente, que mistura ateliê, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências. Ele estará estacionado na área externa do SESI Lab, de quinta-feira a domingo.
No sábado (26) e domingo (27), às 14h, acontece a oficina Businhos, uma iniciação à eletrônica e ao design de produtos a partir da construção de um colar luminoso. A oficina é limitada a 20 crianças por sessão. As fichas para participar são distribuídas com 30 minutos de antecedência, no primeiro andar.
Durante a semana, o Brinca+ realiza oficinas educativas e ativações científicas. As ativações científicas têm fluxo contínuo e acontecem de terça a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h. As oficinas têm vagas limitadas e as fichas para participar são distribuídas com 30 minutos de antecedência, no hall do primeiro andar. Confira a programação completa abaixo.
“O Brinca+ já faz parte do calendário de Brasília. As famílias sabem que as férias são o momento ideal para levar as crianças para curtir atividades lúdicas e educativas no SESI Lab, onde aprender é sempre mais divertido”, afirma a superintendente de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Cláudia Ramalho.
O gerente executivo de Comunicação e Marca da Shell Brasil, Glauco Paiva, acredita na cultura como uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de um país. A Shell é parceira do SESI Lab no evento, ao lado do Ministério da Cultura. “Um dos nossos objetivos com patrocínios culturais é apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento humano, a educação, a inovação, a diversidade, a equidade e a inclusão, reafirmando o compromisso da companhia com a sociedade brasileira. Por meio do nosso apoio ao SESI Lab estamos possibilitando juntos, a transmissão de conhecimentos científicos e tecnológicos e valores sociais para população através da arte”, comenta Paiva.
Além da estrutura especial montada para o Brinca+, os visitantes poderão aproveitar as galerias e exposições do SESI Lab, com as dezenas de aparatos científicos e educativos e a exposição Energia, Sou Watt?, que aborda a questão da transição energética.
Sobre a Shell Brasil
Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de petróleo e gás, soluções baseadas na natureza, e pesquisa, desenvolvimento e trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell. A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.