Projeto Academia Audiolab traz oficinas gratuitas de radiodifusão para Brasília
Iniciativa realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal promove 7 cursos gratuitos no CEM Paulo Freire
Capacitar interessados nas áreas de radiodifusão e produção de áudio de qualidade. O projeto Academia Audiolab nasce como uma oportunidade para interessados em se especializar nessas áreas com profissionais renomados. E de graça. A iniciativa que é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal promoverá 7 oficinas práticas e teóricas sempre no CEM Paulo Freire, na 610 Norte. Inscrições também gratuitas e mais informações no Instagram: @capacita.sociocriativa.
Dentro das oficinas haverá “Remix e Mashup” para quem sonha em se preparar para ser DJ e produtor musical. Oficina realizada por Ketlen Dias. As aulas acontecem no dia 11 de novembro. Interessados podem escolher entre os 3 horários. 9h, 14h50 ou 16h30. Ainda, oficina de Mixagem e Masterização de Som com Débora Zimmer. As aulas aplicam técnicas de masterização para padronizar o áudio final. Dia 18/11, às 9h. Haverá também oficina de Edição, Audição e Avaliação de Áudio dia 18 de novembro em dois horários: 13h e 14h50 com o arte-educador Felipe Roller. O curso dará aulas de corte, tratamento, finalização. O projeto já realizou em outubro de 2025 oficinas de Desenho de Som – Efeitos Sonoros, Ambientação e Trilha; Oficina de Microfones e Processos de Gravação de Som; Oficina de Podcast- Concepção, Identidade Sonora, Pesquisa e Roteiro e Oficina de Contagem de Histórias para Rádio.
Idealizado pelo Instituto Socio Criativo, de Arthur Marques, o projeto contará ainda com a gravação de 3 programas profissionais com a participação de bandas do Distrito Federal, em versão de áudio e de vídeo.
“A radiodifusão é um campo em constante evolução, que demanda profissionais capacitados para lidar com as novas tecnologias e tendências de consumo de mídia. Este projeto responde à necessidade de formação especializada, oferecendo um currículo que abrange desde a concepção e produção de conteúdo até a sua veiculação. Além disso, a iniciativa busca fortalecer a cena musical local, proporcionando uma plataforma para bandas do Distrito Federal exibirem seu trabalho’, destaca Arthur.
Ficha Técnica:
Diretor artístico / arte-educador: Direct Audio (Pedro Cezar de Pádua Gontijo)
Assistente de gravação: Débora Arcanjo Dourado
Arte-educadores: Débora Zimmer, Eliana Carneiro, Victor Conde Nogueira, Ketlen Irene Dias dos Santos e Francisco Renato Raupp
Direção de fotografia: Leandro Rodrigues de Lima Lago
Produtor musical/oficineiro: Felipe Fleury Roller
Operador de som: Wagner Souza
Direção de produção: Instituto Socio Criativo
Coordenação Administrativa: Arthur Marques
Fotógrafo: Francisco Cristiano Costa (PCD)
Consultoria de audiodescrição: Sirlene Ferreira


