Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e de Cantores Líricos de Brasília apresentam “Concerto 200 + 200: uma celebração dos 200 anos de nascimento de Anton Bruckner e 200 anos da 9ª Sinfonia de Beethoven”
Megaprodução estará em cartaz de graça no Teatro Plinio Marcos (Eixo Cultural Ibero-americano)
O compositor austríaco Josef Anton Bruckner (1824- 1896) virou eterno por suas sinfonias, missas, muitas consideradas emblemáticas no estágio final do romantismo austro-germânico por conta da rica linguagem harmônica em formato polifônico. E com 14 anos de história, dez de trabalhos interruptos, a Cia de Cantores Líricos de Brasília volta para homenagear os 200 anos de história do compositor e também os 200 anos da 9ª Sinfonia de Beethoven (1824) na capital federal. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e a Cia de Cantores Líricos de Brasília trazem aos palcos o “Concerto 200 + 200: uma celebração dos 200 anos de Bruckner e 200 anos da 9ª Sinfonia de Beethoven” em apresentações nos dias 10 e 11 de outubro de 2024, sempre às 20h, no Teatro Plinio Marcos (Eixo Ibero-americano). Entrada gratuita por ordem de chegada. Livre para todos os públicos. Mais informações no Instagram: @ciadecantoresliricos.
Os solistas Érika Kallina, Renata Dourado – também produtora -, Gustavo Rocha e Francisco Bento irão interpretar dois eternos compositores sob a regência dos maestros Felipe Ayala e Cláudio Cohen, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e coro da Haverá ainda participação da Orquestra e Coro da Cia de Cantores Líricos e participação especial do Coral CEMAB. No concerto, a obra “Te Deum, de Bruckner”, será um dos destaques. A produção, traduzida do latim para o português como “a Vós, Ó Deus, louvamos”, é uma configuração de “Te Deum”, hino cristão que teve sua primeira versão conhecida em 387 D.C, ocasião do batismo de Santo Agostinho por Santo Ambrósio. A “Sinfonia no.9 Op 125, em Ré Menor, de Ludwig van Beethoven” também será interpretada pela cia que celebra os 200 anos dessa composição. A Nona é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, considerada tanto ícone quanto predecessora da música romântica do século 19.
“Tudo de graça para louvar o eterno Bruckner e Beethoven com duas obras ícones o Te Deum e a 9ª Sinfonia de Beethoven, com uma das melhores Orquestras do Brasil, é um feito em Brasília”, destaca Renata Dourado. E a companhia promete várias outras ações gratuitas ainda esse ano.
“Em 2024, formamos o Coral da Cia de Cantores Líricos com 80 vozes. O coral foi resultado de oficinas de canto coral aberto à comunidade. Já apresentamos a ópera “La Bohème”, em março, e teremos ainda uma série de concertos até dezembro. Só aguardar e venham que é tudo de graça”, convida a solista, diretora e uma das fundadoras da Cia.
Sobre a Cia de Cantores Líricos de Brasília – A Cia de Cantores Líricos de Brasília surgiu em 2008 por meio da união de cantores líricos de Brasília que resolveram contribuir com o cenário musical da cidade. Todos os cantores realizam apresentações musicais, shows, concertos, recitais, óperas e casamentos, em performances em grupo ou solo. Renata Dourado é fundadora e diretora geral da Cia. E aposta em grandes produções em Brasília, valorizando o celeiro de artistas da capital do País. São sopranos e atuam tanto em produções da Cia de Cantores Líricos, Gustavo Rocha é um dos barítonos mais atuantes de Brasília e, além de cantar nas produções da companhia e em outras produções no DF, é o Preparador vocal de grandes cantores e artistas de musical e ópera no DF, incentivando o surgimento de novos profissionais da área.
Ficha Técnica:
Maestro: Felipe Ayala e Claudio Cohen
Produção: Renata Dourado
Maestro do Coro: Rafael de Abreu Ribeiro
Coro da Cia de Cantores Líricos de e coro convidado Coral do CEMAB
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Cantores Solistas: Érika Kallina, Renata Dourado, Gustavo Rocha e Francisco Bento Junior
Serviço: Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e Cia de Cantores Líricos de Brasília apresentam “Concerto 200 + 200: uma celebração dos 200 anos de nascimento de Anton Bruckner e 200 anos da 9ª Sinfonia de Beethoven”
Data: 10 e 11 de outubro de 2024
Horário: 20h
Local: Teatro Plinio Marcos (Eixo Ibero-americano)
Entrada gratuita por ordem de chegada
Livre para todos os públicos
Mais informações no Instagram: @ciadecantoresliricos