![](https://culturakids.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-01-29-at-18.53.00.jpeg)
Ópera Orfeu e Eurídice será encenada na Escola de Música de Brasília
Produção coordenada pela multiartista Érika Kalina com estudantes da UnB revive mito de graça nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2025
O mito Orfeu e Eurídice, do poeta Públio Virgílio Maro (Gália – Antes de Cristo), tornou-se reconhecido pela eterna história que fala sobre a paixão de Orfeu pela ninfa Eurídice. O clássico virou uma ópera também eterna do compositor alemão Christoph Willibald Gluck (2 de julho de 1714 – Viena, 15 de novembro de 1787). Agora, em arranjo repaginado sob a coordenação da professora mestre da UNB e musicista Érika Kalina – da Cia de Cantores Líricos de Brasília – a obra será remontada na capital federal por estudantes do Instituto das Artes do Departamento de Música da Universidade de Brasília nos dias 6 e 7 de fevereiro, quinta e sexta-feira, sempre às 20h, no Teatro Levino de Alcântara na Escola de Música de Brasília (602 Sul). Entrada gratuita. Livre para todos os públicos.
Conheça o Mito de Orfeu e Eurídece – Perdidamente apaixonados, Orfeu e Eurídice resolveram se casar. No entanto, pouco antes do casamento, Eurídice foi mordida por uma cobra, ao tentar fugir de um admirador, Aristeu, o que acarretou em sua morte. Desconsolado, Orfeu resolveu descer ao mundo de mortos e pedir a Hades, deus dos mortos, e sua esposa Perséfone, sua amada de volta.
Comovidos com a história e extasiados com sua música de sua lira, ambos resolveram devolvê-la ao seu amante com uma condição: que não olhasse para seu ela até eles chegarem ao mundo superior.
Ao sair do mundo dos mortos, e desconfiado do acordo com o deus do mundo inferior, resolveu olhar para trás e conferir se sua amada o seguia. Ao desobedecer Hades e Perséfone, Eurídice foi levada ao mundo dos mortos, sem previsão de volta.
Com uma tristeza profunda, Orfeu ficou perambulando durante dias sem comer e beber. Depressivo, resolveu nunca mais amar nenhuma mulher, o que levou a fúria das mênades (bacantes) que tentavam conquistá-lo.
Sem resposta de Orfeu, elas resolvem matá-lo. Com sua morte, ele finalmente consegue encontrar seu amor. Reza a lenda que depois de seu corpo ser atirado no rio Ebro, ele foi sepultado próximo do monte Olímpio e ali onde jazia seus retos mortais, os rouxinóis entoaram belas canções.
E é com base nessa história que a professora Érika Kalina traz esse clássico em remontagem com seus alunos da UnB. A produção terá como maestro convidado Rafael Ribeiro e a pianista Lígia Moreno, estes músicos reconhecidos em Brasília e no Brasil. Produção e realização da Ópera Studio da UNB.
Serviço: Ópera Orfeu e Eurídice será encenada na Escola de Música de Brasília
Data: 6 e 7 de fevereiro, quinta e sexta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Levino de Alcântara na Escola de Música de Brasília (602 Sul)
Entrada gratuita
Livre para todos os públicos.