Topo
“O Minotauro” volta em nova temporada no SESC CeilândiaReleitura crítica do clássico de Monteiro Lobato une encantamento, representatividade e inclusão em sessões para todos os públicos – Cultura Kids
fade
8656
post-template-default,single,single-post,postid-8656,single-format-standard,eltd-core-1.2.1,flow child-child-ver-1.0.0,flow-ver-1.6.1,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-grid-1480,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-sticky-header-on-scroll-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,eltd-dark-header,wpb-js-composer js-comp-ver-7.7.2,vc_responsive

“O Minotauro” volta em nova temporada no SESC CeilândiaReleitura crítica do clássico de Monteiro Lobato une encantamento, representatividade e inclusão em sessões para todos os públicos

“O Minotauro” volta em nova temporada no SESC CeilândiaReleitura crítica do clássico de Monteiro Lobato une encantamento, representatividade e inclusão em sessões para todos os públicos

De 2 a 4 de maio. Entrada gratuita.

O espetáculo infantojuvenil “O Minotauro” chega ao Teatro Newton Rossi, no SESC Ceilândia, para sua segunda temporada, com entrada gratuita. A montagem, que estreou em 2024 no Espaço Cultural Renato Russo, é uma adaptação contemporânea da obra de Monteiro Lobato, assinada por Abaeté Queiroz, Cristiane Sobral e Márcio Menezes.

A história traz as aventuras de Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde e Dona Benta, que embarcam em uma jornada para salvar Tia Nastácia das garras do Minotauro, um monstro mitológico que se encantou pelos bolinhos da quituteira. O espetáculo mistura teatro, música original, audiovisual e elementos imersivos para criar uma experiência que encanta crianças e adultos, ao mesmo tempo em que propõe uma reflexão sobre os valores presentes nas obras clássicas da literatura brasileira.

Apesar de fundamental na formação da literatura infantojuvenil, a obra de Monteiro Lobato carrega traços racistas e preconceituosos, refletindo a mentalidade da época em que foi escrita. Consciente disso, “O Minotauro” faz uma releitura crítica, preservando o encantamento do Sitio do Picapau Amarelo, mas atualizando a narrativa com atenção à representatividade, inclusão e diversidade.

“Nossa equipe se dedicou a manter a magia do Sítio do Picapau Amarelo com um olhar atento à inclusão. É uma celebração da cultura brasileira que une tradição e inovação”, afirma o diretor e dramaturgo Márcio Menezes.

A nova temporada contará com três apresentações. Na sexta-feira, 2 de maio, às 15h, acontece uma sessão inclusiva para escolas, com intérprete de Libras e audiodescrição. No sábado, 3 de maio, às 16h, a apresentação será voltada ao público geral. Já no domingo, 4 de maio, também às 16h, o espetáculo será adaptado especialmente para pessoas com neurodivergência, com ajustes sensoriais para um ambiente mais acolhedor.Com produção da Tato Comunicação e Projetos, o espetáculo é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) e apoio do SESC/DF, reafirmando a importância de revisitar os clássicos com olhar contemporâneo, respeitando e valorizando a diversidade do público atual.

SERVIÇO
Espetáculo “O Minotauro”
Teatro Newton Rossi – SESC Ceilândia (QNN 27, Ceilândia Norte – Brasília/DF)
De 2 a 4 de maio

Entrada gratuita – Ingressos distribuídos com 1h de antecedência, na bilheteria física do teatro.

Mais informações no instagram @ominotauro_

Sessões:

  • Sexta (2/5), às 15h – Sessão inclusiva para escolas (com intérprete de Libras e audiodescrição)
  • Sábado (3/5), às 16h – Sessão aberta ao público
  • Domingo (4/5), às 16h – Sessão aberta ao público e adaptada para pessoas com neurodivergência
LUDMILA Sá Teles

Cientista política por formação, mãe, esposa e entusiasta por eventos infantis. A vinda do filho lhe tornou apaixonada pelos agitos dos pequenos e foi assim que surgiu o Instagram Cultura Kids Bsb onde divulga os melhores eventos infantis da cidade, apresenta opções de serviços para o público materno-infantil, além de fazer sorteios e coberturas e que devido ao sucesso, se tornou este site.

Sem Comentários

Poste um comentário

Siga-nos no Instagram