IV Mostra Janelas da Arte no Espaço Cultural Renato Russo
Uma vitrine artística dos cursos realizados nas áreas de artes plásticas, dança, teatro, música e muito mais
De 23 a 28 de julho . Entrada gratuita
O Espaço Cultural Renato Russo mais uma vez se transforma numa grande vitrine artística com resultados dos cursos realizados por alunos e professores das mais diversas áreas das artes: plásticas, cênicas, dança, música e muito mais. É a IV edição da Mostra Janelas da Arte que tem como objetivo dar visibilidade para toda a produção artística que tem sido gerada durante os cursos promovidos gratuitamente no espaço para a comunidade.
A atividade marca o encerramento de mais um ciclo de cursos realizados no Espaço Cultural Renato Russo (ECRR), pelo Instituto Janelas da Arte, Arte e Cidadania, por meio do Programa Pedagógico-Formativo e participação na composição da programação do Espaço Cultural Renato Russo e Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
A abertura será realizada na terça-feira (23), às 18h, com o lançamento da Exposição “Expressões”, resultado artístico dos cursos de artes plásticas realizadas no ECRR. A noite segue com a apresentação do Bloco de Pífano, na Praça Central às 19h. E às 20h, Sarau de Poesia Falada, conduzida pela escritora e poetisa Cristiane Sobral, que apresenta várias performances poéticas criadas a partir das poesias trabalhadas na oficina e organizadas em uma dramaturgia. Mais tarde, às 21h, Leitura Dramática traz “Os Dramátikos Erótikos”, com a leitura de textos picantes — de Carlos Drummond de Andrade a Hilda Hilst, passando por Charles Bukowski, Allen Ginsberg e muitos outros — explorando o imaginário erótico de distintas maneiras.
Na quarta-feira (24), às 19h, os alunos da Técnica Klauss Vianna apresentam “Pulsar: encontros e desencontros”, explorando memórias de paz agora distantes e nebulosas. Às 20h, a residência “Entre o Um e o Muitos: Coro e Coralidade na Criação Cênica” convida todos para uma aula aberta, onde serão apresentados os elementos desenvolvidos durante a investigação das potencialidades da atuação em conjunto.
A mostra continua na quinta-feira (25) com o trabalho do Riso em Cenavàs 19h, com a aula aberta performática “Dança(ria) no Ritmo da Alegria” onde o público é convidado a participar ativamente deste encontro de dança, teatro e riso. Em seguida, a aula aberta de Ballet Fitness e Aerobic Dance, às 20h, combina a elegância do ballet clássico com a energia dos exercícios aeróbicos. Às 21h, o grupo de Dramaturgia Aberta Coletivo Quarto Criador, conduzido por Márcio Menezes, apresenta “A Sessão”, uma narrativa improvisada onde personagens revelam seus segredos mais profundos diante do terapeuta e da plateia.
Na sexta-feira (26), às 20h, a Cia Pele apresenta “Terra Sem Lei”,um espetáculo reflexivo que convida a olhar para o próprio umbigo e a rejeitar o que simplesmente reproduzimos e o que a sociedade nos impõe. Para finalizar a noite, VoZimentos Disformes às 21h, com a apresentação “O cabelo do olho do ralo tem gosto de alho?”, onde uma cidadã iluminada guia o público para o caminho correto de se existir, prometendo harmonia, segurança, pertencimento e melhoramento superior.
E sábado (27) é dia de Baile Black! A partir das 19h, as turmas de Charme e Freestyle, sob o comando de Priscila do Carmo, promovem o Baile Black com muito suingue e ritmo pra ninguém ficar parado.
A programação do domingo (28) começa às 14h com as turmas de Violão e Pandeiro encantando o público com os clássicos da MPB. Às 15h, Além da Pele – oficina de dança para pessoas com síndrome de Down, traz o espetáculo “Dia de Sol”, mostrando que diversidade não se constrói ela existe e se impõe, quem tem corpo, tem dança, quem tem dança se diverte, e que aqui o preconceito não se mete!
Circo Roda Viva às 17h, transportando o público para um mundo onde a realidade se mistura com a imaginação e o ordinário se transforma em extraordinário. Encerrando o evento às 18h, a Orquestra Sanfônica apresenta um rico repertório que faz balançar corpos e corações, acompanhada pela turma de Dança de Salão para uma celebração final.
“A mostra contempla todo o trabalho desenvolvido no último semestre pelos professores e alunos dos cursos gratuitos ofertados pelo Instituto Janelas da Arte no Espaço Cultural Renato Russo. Além disso, demonstra como o Espaço está vivo, potente, criativo e aberto às mais diversas expressões artísticas vindas de todos os cantos do DF”, comenta a presidente do Instituto Janelas da Arte, Lorena Oliveira.
A entrada é franca para todas as atividades da programação.
PROGRAMAÇÃO:
Terça – 23/07
18h
Abertura com vernissage da Exposição “Expressões”
Local: Galeria Parangolé
19h
Bloco de Pífano
Local: Praça Central
20h
Sarau de Poesia Falada
Local: Sala Marco Antônio Guimarães
21h
Leitura Dramática – “Os Dramátikos Erótikos”
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas
Quarta – 24/07
19h
Técnica Klauss Vianna – “Pulsar: encontros e desencontros”
Local: Sala Multiuso
20h
Coro e Coralidade
Aula aberta “Entre o Um e o Muitos: Coro e Coralidade na Criação Cênica”
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas
Quinta – 25/07
19h
Riso em Cena
Aula aberta “Dança(ria) no Ritmo da Alegria”
Local: Sala Multiuso
20h
Ballet Fitness
Aula aberta
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas
21h
Dramaturgia Aberta
Coletivo Quarto Criador: “A Sessão”
Local: Sala Multiuso
Sexta – 26/07
20h
Cia Pele – “Terra Sem Lei”
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas
21h
VoZimentos Disformes – “O cabelo do olho do ralo tem gosto de alho?”
Local: Sala Multiuso
Sábado – 27/07
19h
Charme e Freestyle – Baile Black
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas
Domingo – 28/07
14h
Violão e Pandeiro
Local: Praça Central
15h
Além da Pele – “Dia de Sol”
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas
17h
Circo Roda Viva
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas
18h
Orquestra Sanfônica e Dança de Salão
Local: Praça central
IV Mostra Janelas da Arte
Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul
De 23 a 28 de julho
Programação artística e cultural resultante dos cursos realizados no Espaço Cultural Renato Russo no primeiro semestre de 2024
Entrada franca