Topo
Estupenda Trupe apresenta peça gratuita “Festa do Sol” no Museu Vivo da Memória Candanga – Cultura Kids
fade
8963
post-template-default,single,single-post,postid-8963,single-format-standard,eltd-core-1.2.1,flow child-child-ver-1.0.0,flow-ver-1.6.1,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-grid-1480,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-sticky-header-on-scroll-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,eltd-dark-header,wpb-js-composer js-comp-ver-7.7.2,vc_responsive

Estupenda Trupe apresenta peça gratuita “Festa do Sol” no Museu Vivo da Memória Candanga

Estupenda Trupe apresenta peça gratuita “Festa do Sol” no Museu Vivo da Memória Candanga

Projeto Memória Candanga – Teatro, Educação e História é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. Espetáculo fala sobre a construção da capital federal

O Museu Vivo da Memória Candanga virou o cenário de uma obra que fala sobre a construção de Brasília. A Estupenda Trupe irá realizar no Museu o espetáculo “Festa do Sol”, uma produção lúdica que relata o período em que o Planalto Central se erguia e nasciam também os candangos. A peça estará ainda em cartaz nos dias 27 e 28 de maio, em sessões às 10h, 15h e 16h. Gratuito. Livre para todos os públicos. Mais informações no Instagram: @estupendatrupe.

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF, o projeto Memória Candanga – Teatro, Educação e História consiste em 4 ações de arte-educação que mergulham nas histórias dos candangos e candangas que construíram Brasília visando honrar seu legado. As ações envolvem 16 apresentações, todas com mediação e visitação pelo Museu Vivo da Memória Candanga. A peça está trazendo escolas e casas de repousos para o local desde início de maio. As próximas sessões também poderão ser conferida pelo público.

“Não escolhemos à toa o Museu Vivo da Memória Candanga. “”Festa do Sol”” conta histórias de candangas, mulheres e homens à  margem da sociedade que construíram e ainda constroem Brasília, desde a época que a então futura capital do País era só terra e poeira sob a luz do sol.  As candangas e os candangos serão celebrados e reveladas pelos atores que irão mesclar movimentos, sons, interações, poesias na obra que diz mais pelas ações do que pelo texto falado”, destaca o diretor Venusto. 

E foram estes e outros motes que fizeram com que o grupo começasse a pesquisa há mais de um ano.  Além de entrevistas com pessoas, leituras e pesquisas dentro do próprio Museu Vivo da Memória Candanga, a Estupenda buscou nomes que ganharam notoriedade na história, como Zenaide Barbosa, que serviu cafezinho à comitiva presidencial de JK. Ou Júlia Kubitscheck. 

O grupo tem ainda como referência os cubos do Teatro Nacional que, segundo Athos Bulcão, a série de paralelepípedos com volumes variados dispostos na parede inclinada do Teatro proporcionam a sensação de leveza com a luz do sol e de peso com a sombra, de regra e liberdade, adquirindo movimento cíclico ao longo do dia. Por isso, este relevo é chamado de “O sol faz a festa”, que serviu também de inspiração a Cia.

“Nós nascemos na rua e temos a honra de voltar para as ruas com um teatro reflexivo que tem a missão de trazer à tona temáticas que promovam reflexão a respeito de preconceitos, diversidade e perspectivas sociais a fim de ser ponto de mudança contribuindo para uma comunidade com mais equidade”, ressalta o grupo.

Apresentações – No total serão realizadas 16 apresentações no Museu Vivo da Memória Candanga em maio de 2025. O grupo está promovendo ainda uma visita guiada pelo museu e entregará para as escolas uma cartilha formativa com sugestões de atividades além de um trabalho de formação de plateia. O espetáculo conta com sessões em Libras e áudio descrição como medidas de acessibilidade.  A dramaturgia é desenvolvida pela artista e poeta Patrícia Del Rey que compartilha suas poesias nas redes desde de 2007. Patrícia tem três livros publicados e é fundadora do Coletivo Transverso. Mais sobre Del Rey no Instagram: @patriciadelrey.  As apresentações serão realizadas dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de maio. Dias 13 e 14, foram duas sessões às 10h e às 15h. Dias 20, 21, 27 e 28, três sessões por dia às 10h, 15h e 16h.

Sobre a Estupenda Trupe de Brasília – Em seus 20 anos de trajetória como artistas e arte educadores, Alana Ferrigno, Beta Rangel, Carlos Valença e Tiago Venusto (diretor da Cia.) sempre acreditaram que “todo ser humano é capaz de apreciar, discutir e produzir uma obra de arte”. Os quatro membros são Bacharéis em Artes Cênicas, com diversas especializações e cursos de Pós-Graduação em Educação. A pesquisa do grupo em seus trabalhos artísticos tem a missão em trazer à tona temáticas que promovam reflexão a respeito de preconceitos, diversidade e perspectivas sociais a fim de ser ponto de mudança contribuindo para uma comunidade com mais equidade. Os integrantes têm certificação como multiplicadores do Teatro do Oprimido pelo CTO (Centro de Teatro do Oprimido-RJ).

O grupo já se apresentou por várias cidades/estados como Bahia, Acre, Amazonas, Goiás, Distrito Federal e passou por renomados festivais de teatro. Destacam-se o Festival Internacional de Teatro Cena Contemporânea, Festival do Teatro Brasileiro, Festival Palco Giratório, Festival Dulcina. Foram ainda premiados no Festival de Cenas Curtas de Manaus e festival Sesc Esquete Show. A Estupenda trupe contempla em seus projetos, crianças, adolescentes e adultos, com oficinas, projetos socioculturais continuados e espetáculos teatrais.

Ficha técnica Festa do Sol :

Direção e Direção de Arte: Venusto 

Criação e Atuação: Alana Ferrigno, Beta Rangel, Carlos Valença e Venusto

Dramaturgia: Patrícia Del Rey  

Direção Musical: André Chayb 

Produção executiva: Alana Ferrigno

Produção: Estupenda Trupe

Assistente de Produção: Clara Camarano

Cartilha formativa: Estupenda Trupe

Mediador: Pedro Ribeiro

Projeto cenográfico bikes: Edézio araújo

Modista: Neide Oliveira

Fotografia: Arthur felipe

Produção de Vídeo Apt7filmes @apt7filmes

Teaser: Matheus Velloso

Filme e Vídeo: Claraboia Filmes @claraboiafilmes

Assessoria de imprensa: Carlos Valença 

www.estupenda.net

Serviço: Espetáculo “Festa do Sol” entra em cartaz de graça no Distrito Federal

Próximas datas: 27 e 28 de maio 

Horário: Sessões às 10h, 15h e 16h

Local: Museu Vivo da Memória Candanga

Gratuito

Livre para todos os públicos

Mais informações: www.estupenda.net  e no Instagram: @estupendatrupe

LUDMILA Sá Teles

Cientista política por formação, mãe, esposa e entusiasta por eventos infantis. A vinda do filho lhe tornou apaixonada pelos agitos dos pequenos e foi assim que surgiu o Instagram Cultura Kids Bsb onde divulga os melhores eventos infantis da cidade, apresenta opções de serviços para o público materno-infantil, além de fazer sorteios e coberturas e que devido ao sucesso, se tornou este site.

Sem Comentários

Poste um comentário

Siga-nos no Instagram