Topo
Escola Nacional de Informação e Criar Jogos abrem polo inédito em Brasília – Cultura Kids
fade
8392
post-template-default,single,single-post,postid-8392,single-format-standard,eltd-core-1.2.1,flow child-child-ver-1.0.0,flow-ver-1.6.1,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-grid-1480,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-sticky-header-on-scroll-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,eltd-dark-header,wpb-js-composer js-comp-ver-7.7.2,vc_responsive

Escola Nacional de Informação e Criar Jogos abrem polo inédito em Brasília

Escola Nacional de Informação e Criar Jogos abrem polo inédito em Brasília

As inscrições já estão abertas e são destinadas a jovens a partir dos 12 anos de idade, confira como participar 

Estão abertas as inscrições para o primeiro polo do Criar Jogos em Brasília, em parceria com a Escola Nacional de Informação (Enacin), do Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia (Ibict). O projeto, criado pelo Instituto carioca Burburinho Cultural, está no seu quarto ano espalhando conhecimento tecnológico pelo Brasil. 

Inédito na capital do país, o curso será gratuito, para jovens a partir dos 12 anos de idade, com foco no letramento midiático informacional, acessibilidade, tecnologia e game design. Para garantir uma vaga, basta se inscrever pelo site: https://www.criarjogos.com.br/

“A parceria da Enacin com o Criar Jogos amplia a atuação do projeto, que não é apenas sobre ensinar jovens a programar ou criar jogos, mas também sobre prepará-los para navegar criticamente no mundo digital. Nosso foco em letramento digital, tecnológico e midiático-informacional é essencial para que eles desenvolvam habilidades para enfrentar os desafios da desinformação e se tornem cidadãos mais conscientes e ativos na era digital.” – Priscila Seixas, Presidente do Instituto Burburinho Cultural.

As aulas, que começarão nesta terça-feira, dia 25 de março, serão ministradas por meio de videoaulas, com acompanhamento de mediadores. Durante quatro meses, os alunos estarão imersos em conteúdos como: alfabetização digital, cultura de jogos, roteiro e narrativa, programação, edição de som, arte e interface, criação de protótipos, game design e muito mais.

O curso será oferecido para os alunos da escola em que o polo será inserido, o CED 15 de Ceilândia. E, para os alunos externos, o Instituto oferece o Criar Jogos EAD. Serão mais de 300 vagas gratuitas disponíveis e os estudantes podem se inscrever também pelo site www.criarjogos.com.br. Além do início das aulas, a escola também será palco de uma aula inaugural, na próxima segunda-feira, dia 31 de março, das 14h às 17h.

Parceria inédita amplia impacto do projeto em Brasília Na capital, o Criar Jogos contará com um diferencial importante: a parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Escola Nacional de Informação (Enacin/Ibict). A iniciativa permitirá a criação de um novo módulo sobre Integridade da Informação, no qual os alunos do laboratório social aplicarão ferramentas para aprofundar questões relacionadas ao combate à desinformação no ambiente digital.

Para Ricardo Pimenta, Coordenador de Ensino e Pesquisa em Informação para a Ciência e Tecnologia do Ibict, a parceria fortalece a formação dos jovens. “Essa iniciativa incrível trará o debate tão atual da desinformação juntamente com as práticas tão criativas e inovadoras da cultura gamer para o rol de atividades que nascem junto com nossa Escola Nacional de Informação, a Enacin”, afirma.

A parceria com o Ibict também permitirá que o Criar Jogos amplie seu impacto, incorporando um módulo de letramento midiático-informacional. De acordo com Pimenta, o objetivo é capacitar os jovens para compreenderem e enfrentarem desafios relacionados à desinformação, tornando-os cidadãos mais críticos e preparados para a era digital. Além disso, a Enacin, dentro do seu projeto científico de escola social, busca testar e aprimorar metodologias voltadas para a educação digital e tecnológica.

Sobre a Enacin A Escola Nacional de Informação (Enacin) é um projeto no âmbito da Coordenação de Ensino e Pesquisa em Informação para a Ciência e Tecnologia (COEPI), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Sobre o Criar Jogos O Criar Jogos é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto General Motors, Núclea e Grupo Boticário, realização do Instituto Burburinho Cultural, do Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia (Ibict), da Escola Nacional de Informação (Enacin) e Ministério da Cultura (MinC).

Serviço:

Criar Jogos – polo Brasília

Quando: aulas a partir de 25/03/2025

Turma 1: terça e quinta – 8h às 9h45

Turma 2: terça e quinta – 10h às 11h45

Turma 3: terça e quinta – 15h às 16h45

Turma 4: terça e quinta – 17h às 18h45

Turma 5: quarta e sexta – 15 às 16h45

Aula inaugural: 31/03/2025 das 14h às 17h 

Onde: CED 15 de Ceilândia – QNO 18 – Bloco B – Lote 01 – Brasília/DF

Inscrições e vagas para o curso online no site www.criarjogos.com.br 

Acompanhe o projeto pelo Instagram: @criar.jogos | @ibict

LUDMILA Sá Teles

Cientista política por formação, mãe, esposa e entusiasta por eventos infantis. A vinda do filho lhe tornou apaixonada pelos agitos dos pequenos e foi assim que surgiu o Instagram Cultura Kids Bsb onde divulga os melhores eventos infantis da cidade, apresenta opções de serviços para o público materno-infantil, além de fazer sorteios e coberturas e que devido ao sucesso, se tornou este site.

Sem Comentários

Poste um comentário

Siga-nos no Instagram