Cinema do Povo!”: Coletivo Vratia realiza novo curta-metragem no Gama-DF
Idealizador do coletivo, diretor e roteirista Walter Sarça apresenta produção que conta com protagonismo de personagem/criança preta e cadeirante que é motivada pelo cinema a inspirar toda comunidade e sociedade que a cercam
Edson (Gabriel de Jesus) é uma criança preta, cadeirante, que quer conhecer o cinema, já que nunca teve a oportunidade de entrar em um. O mote o motiva a fazer uma mostra de filmes com exibição acessível e gratuita para a comunidade. Mas, ele se depara com preconceitos, com a vulnerabilidade social de sua família e com o pai Clebão (Pecê Sanvaz), que é contra a ideia do filho e de seu impulso artístico. No entanto, junto ao amigo Henrique (Matheus Alves) e com a mãe de Henrique, a personagem Laura (Clara Camarano), além da comunidade, prova que é possível realizar seus próprios objetivos com a motivação que sempre o cercou. Inclusive, mesmo criança, de modo a inspirar toda uma comunidade.
Diretor, roteirista e idealizador do Coletivo Vratia, Walter Sarça está rodando o curta que fala de tantas temáticas essenciais na cidade do Gama- DF, região onde nasceu. O filme, nomeado “Cinema do Povo!”, é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e conta com produção de Karita Pascollato, da Criativa Empreendedorismo. Mais informações e estreia no Instagram: @cinemadopovo_.
Cinema do Povo! Cinema no Sangue! – “Cinema do Povo!” propõe um olhar metalinguístico sobre a produção cinematográfica focada na periferia. Se utiliza de bens simbólicos realizados coletivamente, privilegiando características artesanais onde, em se tratando de criatividade, interatividade e coletividade, o processo tem tanto valor quanto o resultado.
“Com a realização da obra, das quais 95% das situações ocorrem no Gama, pretendemos mostrar a importância de ações comunitárias, já que nosso principal aparelho de exibição, o Cine Itapuã, está interditado há anos, e não há outros locais apropriados”, destaca o diretor. Ele pretende realizar a exibição inaugural do filme em Espaços Culturais e Escolas Públicas do Distrito Federal para servir como incentivo à busca de alternativas comunitárias economicamente criativas.
Através dos personagens Edson, pessoa com deficiência e pouca condição de conhecer um cinema, e seu amigo Henrique, o curta-metragem mostra uma parte significativa da linguagem e da produção cinematográfica, quando Edson e Henrique, motivados a realizar uma mostra na sua comunidade pesquisam, planejam e aos poucos implementam a ideia para promover cultura e arte para as pessoas. Isso, tendo como cenário a feira da região e outros locais periféricos.
“Nesse sentido a obra é também um estudo sobre o fazer e o exibir cinematográficos dentro de uma perspectiva da economia criativa”, complementa a produtora executiva Karita Pascollato. A produção conta ainda com preparação de elenco por Alana Ferrigno e por diversas pessoas do Gama, que se dispuseram a participar do filme. Direção de Fotografia Ylson Dias e pelo cinegrafista William Coelho.
Ficha Técnica:
Roteiro e Direção: Walter Sarça
Produção Executiva: Karita Pascollato
Coordenação Administrativa: Criativa Empreendedorismo LTDA
Direção de Arte: Coletivo Vratia
Direção de Fotografia: Ylson Dias
Cinegrafista: William Coelho
Captação de Áudio e Pesquisa Cinematográfica: Cris Lunare
Designer: Kalil Bonova
Gestão de Redes Sociais: Alessandra Vieira e Comunic Design
Assessoria de Imprensa: Clara Camarano
Assistente de Produção: Geovane Batista
Assistente de Direção: Raquel Thayse
Preparação de Elenco: Alana Ferrigno
Elenco: Clara Camarano, Pecê Sanvaz, Matheus Alves, Gabriel de Jesus, Walter Sarça e Widsson Leão.