
Brasilidades – As Ciências Populares: projeto recebe Gandhy Piorski e Trio de Choro no próximo sábado (12/07), no Centro Tradicional de Invenção Cultural
A iniciativa, que acontece até setembro, idealizada pelo grupo Seu Estrelo, convida a comunidade do DF para vivenciar a ciência, os mistérios e o conhecimento da cultura popular por meio de aulas-espetáculos e apresentações de patrimônios culturais do DF
Neste sábado, 12 de julho, o projeto Brasilidades – As Ciências Populares convida o público cerratense para mais uma jornada de encantamentos, imaginação e memória. A partir das 17h, o terreiro do Fuá de Seu Estrelo, na 813 Sul, recebe o artista e pesquisador Gandhy Piorski (MA), que há décadas investiga o universo simbólico da infância e os modos de imaginar presentes nas culturas populares. Em seguida, às 18h30, a música popular ocupa o Centro Tradicional de Invenção Cultural com apresentação do Trio de Choro.
Com acesso gratuito, o encontro propõe um mergulho nas narrativas ancestrais que moldam o imaginário brasileiro, e que ressoam nos brinquedos, nos cantos, nas danças e nas histórias que atravessam gerações.
“Minha expectativa para esse encontro é a melhor possível, porque tem pessoas de muitos matizes de pensamento e da expressão da cultura brasileira, dessa cultura que trata das origens do povo e das manifestações do Brasil profundo. Estou animado para ouvir e poder também trazer algo sobre a criança brasileira, imersa em regiões com força imaginária e expressões mitológicas que invadem e movem sua vida com inspirações anímicas. São elas que formam cidadãos, brincantes, partícipes dessa poesia popular que encanta as gerações”, compartilha Gandhy.
Ao longo de sua trajetória, Gandhy Piorski tem se dedicado a observar o brincar como potência cultural, e suas reflexões entrelaçam arte, espiritualidade, educação e tradição.
A segunda parte do encontro é dedicada ao Choro, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Para celebrar o gênero que é parte fundamental da identidade candanga, o Brasilidades recebe dois instrumentistas de gerações distintas: Fernando César, herdeiro dos chorões que migraram para a capital na década de 1960, e Tiago Tunes, jovem bandolinista que representa a renovação do gênero.
Conheça o Brasilidades
Primeiro projeto realizado pelo grupo Seu Estrelo enquanto Patrimônio Imaterial do DF, o Brasilidades conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC/DF) e apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC DF).
A iniciativa reúne, entre junho e setembro de 2025, brincantes, pensadores(as) e mestres(as) das mais diversas tradições dos nossos Brasis, com o objetivo de romper o quebranto e gerar novas possibilidades de imaginação para a recriação de um país mais diversificado e besuntado na encantaria.
Além das aulas-espetáculo com nomes de referência nacional, o projeto promove apresentações de grupos culturais que são ou representam Patrimônios Culturais Imateriais do DF.
“A educação nos ensina a nossa sina, o que nascemos para ser. Os patrimônios culturais não deixam a gente perder o que já somos. Juntar os dois é fundamental para que a gente não se perca do que a gente é e construa pontes para o que a gente quer vir a ser”, comenta Mestre Tico Magalhães, idealizador do projeto e capitão do grupo Seu Estrelo.
Confira a programação completa:
Local: Centro Tradicional de Invenção Cultural – CTIC (813 Sul).
Encontros sempre aos sábados, às 17h.
- 12/07 (sábado)
17h – Gandhy Piorski (MA)
18h30 – Trio de Choro (DF) - 02/08 (sábado)
17h – Renata Amaral (SP)
18h30 – Folia de Reis (DF) - 23/08 (sábado)
17h – Luna Vitrolira (PE)
18h30 – Fuá de Seu Estrelo – Orquestra (DF) - 20/09 (sábado)
17h – Luis Rufino (RJ)
18h30 – ARUC (DF)
Todas as atividades são gratuitas e sujeitas à lotação.
Mais sobre o projeto nas redes:
@seuestrelo | @centrodeinvencao