Top

BB divulga resultado do Edital de Patrocínio CCBB 2026-2027

BB divulga resultado do Edital de Patrocínio CCBB 2026-2027

Processo seletivo recebeu mais de 7 mil projetos, de todo o país.

Nessa quarta-feira, 5, o Banco do Brasil publicou o resultado do Edital de Patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para compor a programação dos anos de 2026 e 2027. O processo seletivo, realizado entre abril e outubro de 2025, recebeu inscrições em cinco áreas culturais — Exposição, Artes Cênicas, Educação e Mediação, Música e Cinema — e mobilizou produtores de todas as regiões do país. Ao todo, 7.225 projetos foram enviados para análise, número aproximadamente 10% maior que o do último edital, lançado em 2023.

Após avaliação, que envolveu comissão interna do CCBB e pareceristas externos do mercado cultural, foram selecionados 103 projetos de todas as regiões do país, que poderão integrar a programação das unidades do CCBB em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

As análises consideraram o alinhamento ao eixo curatorial, aos critérios de avaliação descritos no edital e a originalidade das propostas. “O Centro Cultural Banco do Brasil é a principal expressão da atuação do BB na Cultura. Em 36 anos de existência, a diversidade, qualidade e ineditismo da programação contribuem para a relevância do CCBB no cenário cultural do país. A gratuidade, acessibilidade e atuação do Programa Educativo promovem a democratização do acesso à cultura”, reforça Paula Sayão, diretora de Marketing e Comunicação do BB.

O resultado do edital contempla projetos que expressam a pluralidade das manifestações artísticas, percorrem diferentes áreas culturais e suas linguagens, proporcionando trocas e construindo conexões e memórias. Dentre os destaques, vários artistas nacionais e internacionais em uma grande exposição sobre o Surrealismo, homenagens como a dos 90 anos de Maurício de Sousa, encenação de um clássico de Shakespeare com personagens da cultura amazônida, mostras de cinema que vão dos clássicos aos inusitados e projeto de música que traz reflexão sobre a utilização de novas tecnologias.

“É importante destacar ainda que o CCBB Salvador participou pela primeira vez do referido edital, o que proporcionou um aumento significativo no número de inscrições e, consequentemente, na quantidade de projetos selecionados da região Nordeste. O número de projetos selecionados da Bahia, por exemplo, aumentou em 160% comparado ao nosso último Edital, em 2023”, completa Paula Sayão.

O resultado pode ser consultado no site bb.com.br/patrocínios.

Destaques de Brasília

O Distrito Federal estará representado no CCBB na temporada 2026/2027 com projetos locais que foram selecionados. Destaque para o teatro, com cinco espetáculos, sendo três adultos e dois voltados para o público infanto-juvenil. Amores Possíveis – Ciclo de Leituras DramáticasEsperando Godot e Frankenstein de Mary Shelley – 15 anos de Grupo Liquidificador são peças teatrais de grupos do DF que poderão estrelar nos palcos do CCBB, trazendo temas intensos para o público. Temas leves e divertidos, mas que estreitam a relação das crianças e adolescentes com o público, são os motes das obras selecionadas Eu e Meu Monstro e Trilogia dos Sonhos, também da capital federal.

Na música, dois projetos de Brasília são destaques: Superjazz Festival e Uma Sinfonia Diferente. Depois de sucesso com shows quinzenais nos gramados do CCBB por quase quatro meses, o Superjazz promete voltar para mais temporada no jardim do Centro Cultural do DF. Já Uma Sinfonia Diferente, traz apresentações realizadas por artistas com deficiência.

Na exposição, curadorias de Brasília foram selecionadas, com destaque para Histórias do AvessoJogos Sérios e Oito em Oitenta – Darlan Rosa. Um desses projetos mexe diretamente com a afetividade e memória do CCBB. Darlan Rosa, grande artista plástico mineiro, é o responsável pela criação do “Zé Gotinha”, mascote da vacinação infantil no Brasil: o artista, além disso, tem obras reconhecidas em lugares de grande visitação, inclusive no próprio CCBB Brasília, onde uma de suas instalações, o “Casulo”, ganhou lugar definitivo com exposição permanente que atrai famílias e, especialmente, as crianças.

No cinema, destaque para a mostra Um Giro Pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil, que chega à sua 3ª edição, trazendo mais programação para o público infanto-juvenil para as famílias que estiverem pelo Distrito Federal e entorno. Ainda no segmento de obras para crianças e adolescentes, característicos por reunirem famílias e grupos de amigos no CCBB, terá continuidade o programa educativo Rolê Cultural, em cartaz com uma programação contínua, de terça a domingo, que traz desde dia de jogos, visitas mediadas às exposições e aos territórios arquitetônicos, paisagísticos e históricos do próprio CCBB Brasília, além de oficinas.

O público tem mais informações no site bb.com.br/cultura, nos perfis do Instagram e do Facebook (@ccbbbrasilia) e no TikTok (@ccbbcultura).

Diversidade cultural

Além do Edital de Patrocínio destinado à programação do CCBB, o Banco do Brasil mantém um banco permanente de oportunidades voltadas para patrocínios e reforça sua atuação no segmento cultural por meio da participação em editais externos, entre os quais se destacam os Programas Rouanet Norte e Rouanet Nordeste. Tais iniciativas ampliam o alcance, promovem a diversidade cultural e intensificam o diálogo entre diferentes regiões do país, consolidando o compromisso do Banco do Brasil em ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura.

Sobre o Banco do Brasil

O Banco do Brasil é a primeira empresa financeira do Brasil, criada em 12 de outubro de 1808. De lá até aqui, passou por diferentes tempos e movimentos, até chegar a 2025 como uma empresa sólida, consolidada e, especialmente, próxima de cada pessoa.

A empresa tem critérios que são amplamente difundidos entre todos seus funcionários, fornecedores e demais parceiros, que envolvem os temas proximidade, eficiência, inovação, compromisso com a sociedade, integridade e diversidade. Além disso, investe continuamente em áreas relevantes para o público, com destaque para a cultura, os esportes, a sustentabilidade e a tecnologia.

Sobre o CCBB Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.

Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, dispõe de amplos espaços de convivência, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.

Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, por meio de visitas mediadas agendadas.

Em 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a sustentabilidade.

Acessibilidade

A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília, de quinta-feira a domingo. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes. A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso no site, na bilheteria do CCBB ou ainda pelo QR Code da van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta no vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.

Horário da van – de quinta-feira a domingo: Biblioteca Nacional – CCBB:  13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h | CCBB – Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30.

Serviço

CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves | Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF

Fone: (61) 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
Site: bb.com.br/cultura
Instagram: @ccbbbrasilia
Facebook: @ccbbbrasilia
TikTok: @ccbbcultura
YouTube: @bancodobrasil

LUDMILA Sá Teles

Cientista política por formação, mãe, esposa e entusiasta por eventos infantis. A vinda do filho lhe tornou apaixonada pelos agitos dos pequenos e foi assim que surgiu o Instagram Cultura Kids Bsb onde divulga os melhores eventos infantis da cidade, apresenta opções de serviços para o público materno-infantil, além de fazer sorteios e coberturas e que devido ao sucesso, se tornou este site.

No Comments

Post a Comment

Siga-nos no Instagram