
Projeto Arte Sem Barreiras leva oficinas e encontro de Arte Urbana no Distrito Federal
Promover a arte visual urbana, especificamente muralismo, graffiti e a pintura como formas de expressão inclusivas e transformadoras. O projeto Arte Sem Barreiras chega com o intuito de conectar as regiões administrativas e comunidades do Distrito Federal por meio de oficinas e da criação de murais inspiradores que vão para além do embelezamento das ruas da capital federal. Murais que falam e expressam uma identidade do DF.
A iniciativa que é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal começa nesta quinta-feira, dia 18 de setembro, com o curso de “Ilustração Sensorial” no Centro de Desenvolvimento Tecnológico – CTD, da Universidade de Brasília, das 14h às 18h. Gratuito. Para participar basta ir até o local e se inscrever na hora. A oficina contará com audiodescrição. Ainda, dia 24 de setembro, quarta-feira, haverá “Mural Interativo”, das 13h30 às 16h30, e dia 26 de setembro, oficina “FotoColagem e As Poéticas da Deformidade: Uma Imersão sobre o Aleijo”, das 8h às 12h, sempre no CEF do Bosque em São Sebastião.
Arte Sem Barreira é um projeto dirigido pela produtora e artista Camila Lopes Marques que foca em fomentar a expressão artística nas ruas, incentivando artistas locais e emergentes a utilizar espaços urbanos como telas para suas criações.
Dentro das propostas inclusivas do projeto, “Ilustração Sensorial” será uma oficina indicada para pessoas com deficiência visual, coordenada por Ian Harun. O curso vai explorar a ilustração como forma de expressão sensorial, utilizando técnicas que vão além das formas e cores tradicionais. “Os participantes trabalharão com texturas táteis e objetos que poderão ser colados no papel, permitindo que pessoas com deficiência visual possam apreciar e sentir as obras de arte”, destaca o artista visual Ian Harun.
Já a oficina “FotoColagem e As Poéticas da Deformidade: Uma Imersão sobre o Aleijo” será coordenada por Lua Kixelô e tem como propósito ampliar as possibilidades de acolhimento dos múltiplos corpos, permitindo que eles possam se expressar plenamente. Por meio da utilização de recursos e técnicas da fotografia e da colagem, Lua irá explorar outras perspectivas e horizontes com sensibilidade e afeto por meio do corpo “aleijado” e compreensão das suas poéticas.
Na concepção do “Mural Interativo”, a professora Juliana Borges vai realizar a criação de um mural dentro do CEF do Bosque, com os estudantes da escola localizada em São Sebastião.
Por meio da experimentação com tintas, pincéis e diferentes técnicas de pintura, os participantes terão a oportunidade de expressar suas ideias, emoções e percepções sobre temas relacionados ao cotidiano escolar, à comunidade e ao meio ambiente.
Ficha Técnica:
DIRETORA ARTÍSTICA: Camila Lopes Marques
COORDENADOR ADMINISTRATIVO: Arthur Lopes Marques
DIRETOR DE PRODUÇÃO: Juliana Borges
Arte-educadores: Luana De Souza Cavalcante (Lua Kixelô), Jerson Filho – Pintura (PCD), Rafael Caldeira dos Santos, Ian Harun Nascimento, Bárbara Barbosa e Juliana Borges
Serviço: Projeto Arte Sem Barreiras leva oficinas e encontro de Arte Urbana no Distrito Federal
Oficina de “Ilustração Sensorial”
Data: 18 de setembro
Local: Centro de Desenvolvimento Tecnológico – CTD, da Universidade de Brasília
Horário: 14h às 18h
Gratuito. Para participar basta ir até o local e se inscrever na hora. A oficina contará com audiodescrição
“Mural Interativo”
Data: 24 de setembro, quarta-feira
Horário: 13h30 às 16h30
Local: CEF do Bosque de São Sebastião
Oficina de “FotoColagem e As Poéticas da Deformidade: Uma imersão sobre o Aleijo”
Data: 26 de setembro, quarta-feira
Horário: 8h às 12h
Local: CEF do Bosque de São Sebastião
Gratuito