Topo
CONTOS DA TERRA VERMELHA – Cultura Kids
fade
8636
post-template-default,single,single-post,postid-8636,single-format-standard,eltd-core-1.2.1,flow child-child-ver-1.0.0,flow-ver-1.6.1,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-grid-1480,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-sticky-header-on-scroll-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,eltd-dark-header,wpb-js-composer js-comp-ver-7.7.2,vc_responsive

CONTOS DA TERRA VERMELHA

CONTOS DA TERRA VERMELHA

GRUPO PAEPALANTHUS HOMENAGEIA BRASÍLIA COM ESPETÁCULO SOBRE 
ARQUEOLOGIA INDÍGENA NO BRASIL CENTRAL
Entrada Franca

Muita gente acredita que Brasília surgiu sobre o nada, mas não é bem assim. Para contar a história da Capital Federal, muito antes de sua construção, o Grupo Paepalanthus criou o espetáculo Contos da Terra Vermelha, que será apresentado no auditório da Escola Classe 26 de Setembro de Taguatinga, nos dias 24 e 28 de abril) e no auditório do Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte – CEMTN no dia 30 de abril. A entrada é franca e aberta ao público.

Contos da Terra Vermelha tem como cenário o Distrito Federal antes de ter sido assentado sobre terras goianas. A ideia é reverenciar a ancestralidade presente nesse território há mais de 10 mil anos. Com uma junção das linguagens, que inclui narração oral, música ao vivo e teatro de sombras, o espetáculo permite uma experiência estética capaz de despertar a atenção para essa história pouco divulgada e desconstruir a ideia de que Brasília foi assentada sobre o nada, sobre o ermo. A construção de Brasília invisibilizou a presença de indígenas, quilombolas e sertanejos nesse território.

O espetáculo foi concebido a partir da dissertação de Mestrado “Quem conta um conto, aumenta um ponto: contadores de histórias no Distrito Federal (1991 a 2011) – UnB, 2012, de autoria de Aldanei Menegaz de Andrade. Trata-se de uma homenagem a Brasília e a sua História e contribui para a valorização do patrimônio histórico e artístico do Distrito Federal.

São histórias como a origem do povo Mebengokré, a lenda do Santo Antônio do Descoberto, a Mãe do Ouro e a chegada da modernidade no interior do país, que integram parte do repertório.

Construído coletivamente pelo grupo Paepalanthus: Aldanei Menegaz, Míriam Rocha, Rose Costa e Simone Carneiro, o espetáculo tem trilha sonora original do músico Lipe Lemos, executada ao vivo, e assessoria em teatro de sombras da Cia Lumiato – Thiago Bresani e Soledad Garcia e direção de Joana Abreu.

PALESTRA – Além das apresentações, o grupo promove uma palestra de arqueologia indígena no Brasil Central no dia 29 de abril, às 11h e às 13h, no Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte (CEMTN), proferida pelo arqueólogo Dr. Franscisco Pugliese – Unb, destinadas a estudantes de ensino médio, professores e demais interessados em conhecer melhor a história dos primeiros habitantes do planalto central.

Contos da Terra Vermelha pretende contribuir para a promoção da educação patrimonial, diálogo e reconhecimento da cultura e preservação da memória do Distrito Federal, com formação de plateia.  A partir do enredo do espetáculo, foi produzida uma cartilha que apresenta subsídios na perspectiva de desenvolvimento da temática, além de jogos e passatempos, que será distribuída ao público.

A iniciativa é uma realização do grupo Paepalathus e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF. Todas as ações do projeto são gratuitas, abertas ao público em geral, mas direcionadas especialmente a estudantes a partir do 4º ano do ensino fundamental, Ensino Médio e professores.

PROGRAMAÇÃO

ESPETÁCULO: CONTOS DA TERRA VERMELHA EM TEATRO DE SOMBRAS:

AUDITÓRIO DA ESCOLA CLASSE 26 DE SETEMBRO DE TAGUATINGA (St. G Norte AE 8 – Taguatinga):

•             24 DE ABRIL – QUINTA-FEIRA:  9h30, 14h

•             28 DE ABRIL – SEGUNDA-FEIRA:  9h30, 14h e 20h

AUDITÓRIO DO CENTRO DE ENSINO MÉDIO DE TAGUATINGA NORTE (St. C Norte 02, 03 – Taguatinga):

•             30 DE ABRIL – QUARTA-FEIRA: 9h, 11h, 14h e 16h

PALESTRA: “POR UMA ARQUEOLOGIA INDÍGENA NO BRASIL CENTRAL”

Proferida pelo arqueólogo Francisco Pugliese (UnB)

AUDITÓRIO DO CENTRO DE ENSINO MÉDIO DE TAGUATINGA NORTE (St. C Norte 02, 03 – Taguatinga):

•             29 DE ABRIL – TERÇA-FEIRA: 11h e 13h

ENTRADA FRANCA
CI: Livre

FICHA TÉCNICA

Coordenação geral: Míriam Rocha

Produção executiva: Aldanei Menegaz e Grupo Paepalanthus

Elenco: Aldanei Menegaz, Míriam Rocha, Rose Costa e Simone Carneiro – Grupo Paepalanthus

Músico: Lipe Lemos

Direção: Joana Abreu

Assessoria em Teatro de Sombras: Soledad Garcia e Thiago Bresani – Cia Lumiato

Assessoria de Imprensa: Ulisses de Freitas (61) 981266445

Para conhecer mais sobre o Grupo Paepalanthus, acesse as redes sociais:

apptuts.bio/paepalanthus

FACEBOOK: facebook.com/paepalanthus

YOUTUBE: youtube.com/paepalanthus

INSTAGRAM: instagram.com/paepalanthus    

EMAIL:paepalanthusempreviva@gmail.com

LUDMILA Sá Teles

Cientista política por formação, mãe, esposa e entusiasta por eventos infantis. A vinda do filho lhe tornou apaixonada pelos agitos dos pequenos e foi assim que surgiu o Instagram Cultura Kids Bsb onde divulga os melhores eventos infantis da cidade, apresenta opções de serviços para o público materno-infantil, além de fazer sorteios e coberturas e que devido ao sucesso, se tornou este site.

Sem Comentários

Poste um comentário

Siga-nos no Instagram