
Exposição celebra 30 anos da Cia. Os Melhores do Mundo no Teatro Nacional com apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro
Mostra do fotógrafo Nick Elmoor “Os Melhores do Mundo 30 Anos” revela imagens únicas do grupo ao longo de toda trajetória. Projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal
Há 30 anos, eles alegram a plateia de Brasília, do Brasil e do Mundo com espetáculos autorais e um jeito único de fazer comédia. A Cia. De Comédia Os Melhores do Mundo irá assoprar a velinha desses anos de trabalho em abril de 2025. Em homenagem ao grupo do qual também faz parte como fotógrafo, uma mostra dos registros de Nick Elmoor (1963-2023) estarão na exposição “Os Melhores do Mundo 30 Anos” no recém inaugurado Teatro Nacional Cláudio Santoro (SCTS). A mostra é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal- FAC/DF.
Na abertura da exposição, comemorando os 30 anos da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro vai apresentar a “Suíte Hermanoteu” que foi escrita tendo como base, para cada movimento, temas de Marcello Linhos para a peça teatral “Hermanoteu na Terra de Godah”, de “Os Melhores do Mundo”. A ideia que permeia toda a obra é o uso livre dessas melodias, tão conhecidas do público, como fantasias; os ouvintes são convidados a percorrer diferentes caminhos, às vezes debaixo do sol escaldante do deserto, outras vezes sob as cores gradientes do lusco-fusco, ou numa noite calma e estrelada. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro estará sob a regência do Maestro Claudio Cohen que vai executar a “Suíte Hermanoteu”, do compositor Marcello Linhos com arranjos de Marcos Cohen e André Vidal.
A mostra contará com mais de 60 imagens registradas por Nick ao longo desses 30 anos de parceria e trabalhos com o grupo. As fotos revelam a partir das lentes e olhar único do fotógrafo a força cômica dos amigos Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal, Welder Rodrigues e Marcello Linhos. Seja em conjunto, ou individual.
“Todas as imagens da exposição Os Melhores do Mundo 30 anos passam pelo olhar curioso e aguçado de Nick, artista visual cujo corpo, por vezes, estremeceu de tanto rir com a força cômica que os amigos-comediantes levantavam em cena. Silencioso, discreto, quase invisível ao público, ele atravessava coxias e plateias, com sua câmera em punho, a capturar o tempo das piadas, o movimento dos risos, a materialização de improvisos nunca imaginados”, destaca o crítico, diretor, ator e coordenador de pesquisa do projeto, Sérgio Maggio.
Segundo o fotógrafo Nick Elmoor, as fotografias foram construídas pacientemente a partir do imaginário lúdico e visual de uma das principais companhias de comédia da América Latina. Pelas suas imagens, o público poderá percorrer essa jornada iniciada pelos Melhores do Mundo, em 1995, em Brasília.
A curadoria é assinada por Dalton Camargos que fez um crivo dentro de 8 mil imagens para chegar ao núcleo expográfico da exposição.
As fotos atuais da Cia são da fotógrafa Rayssa Coe, que registra a atividade do grupo a partir de 2023.
“Não será surpresa que, diante das fotografias expostas, o espectador se reconecte àquele riso perdido dado numa das sessões de Os Melhores do Mundo”, revela Maggio.
A mostra contará ainda com visitação para escolas do Distrito Federal e acessibilidade por tradução em libras e audiodescrição.
Sobre a Cia Os Melhores do Mundo –Comemorando 30 anos de carreira em 2025, a Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo é um dos mais referenciais grupos de teatro cômico do Brasil. Fundado em abril de 1995, esteve em cartaz ininterruptamente desde então, trabalhando apenas com textos próprios, consolidando um vasto repertório.
A companhia, formada por Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal, Welder Rodrigues e Marcello Linhos, percorreu o país diversas vezes (mais de 130 cidades) tendo se apresentado nos principais teatros e casas de espetáculos do Brasil, esteve quatro vezes em cartaz em Portugal e três nos EUA, participou e protagonizou programas de TV e lançou 3 DVDs de grande repercussão (um deles gravado em Nova Iorque e todos vastamente pirateados!). Cenas e espetáculos foram remontados por incontáveis grupos por todo país e no exterior, são dezenas de milhões de visualizações na internet e orgulhosamente contabiliza mais de 3,5 milhões de espectadores presenciais. Em 2022 a Cia. lançou seu primeiro longa-metragem, Hermanoteu na Terra de Godah – O Filme, inspirado em um dos seus maiores sucessos nos palcos, com coprodução da Warner Bros.
FICHA TÉCNICA:
Coordenação geral: Os Melhores do Mundo
Catalogação de acervo fotos Dalton: Camargos
Coordenação de pesquisa: Sérgio Maggio
Pesquisadora: Adriana Nunes
Produtora: Luciana Lobato
Gestão administrativa: C1 Arte e Entretenimento
Designer : Eye Design – Claudia El-moor e Ana Pires
Assessoria de imprensa: Clara Camarano
Assessoria de Redes Sociais: Lambada Comunicação
Assistente de inventario: Liana Farias
Assistente de pesquisa: Tatiana de Sousa e Thaís Moreira
Cenotécnico: Edézio Araújo
Audiodescrição: Abayomi Produções e Acessibilidade
Intérprete de Libras: Flávia Novaes
Assessoria do Programa educativo, palestra e monitoria: Todo Público
Fotos da exposição: Nike El-moor
Fotógrafa: Rayssa Coe
Serviço:
Abertura da exposição dia 15/04, às 19h
Local: foyer da Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro (SCTS)
Visitação de segunda a segunda-feira, sempre das 15h às 21h
Entrada gratuita
Livre para todos os públicos
“Suíte Hermanoteu”, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro – dia 15/4, às 20h, na Sala Martins Pena. Entrada mediante retirada de ingressos no www.ingressodigital.com
Mais informações nos Instagram: @osmelhoresdomundomm e @comediamm