Espetáculo inédito “Casa dos Sonhos” estreia de graça no Varjão
Obra mescla linguagens e pesquisas sobre o sonhar
Teatro, dança contemporânea e artes visuais se mesclam no espetáculo “Casa dos Sonhos”. A produção traz o sonho como elemento fundamental e transversal da experiência humana, responsável pela criação de um espaço mental de ilusão necessária para o desenvolvimento simbólico, explorado em diversas vertentes.
A peça, inédita, é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e estreia nos dias 25, 26 e 27 de outubro, sempre às 20h, na Quadra 5 Conjunto F Casa 1/Lote do Varjão. Depois, retorna em cartaz nos dias 1º, 2, 3, 8, 9 e 11 de novembro no mesmo horário e local. Gratuito. Livre para todos os públicos. Mais informações no Instagram: @zileidestudium.
Para a montagem do espetáculo as várias acepções culturais do elemento sonho foram consideradas não só na dramaturgia, mas também na pesquisa de linguagem – que se situa no que se entende como teatro performativo e estará em fricção com aspectos da dança contemporânea e das artes visuais – e se utilizam da “dinâmica” desorganizada do universo onírico, com sua subversão da lógica, para a composição poética.
Em cena, Rogério Luiz interpreta e se relaciona com elementos como vídeo nessa alusão ao sonhar. A dramaturgia de Rogério e Déborah Alessandra – diretora do espetáculo – é livremente inspirada no texto A Vida é Sonho, do dramaturgo e poeta espanhol Calderón de la Barca.
Casa – “Fizemos um trabalho de pesquisa que vamos mostrar por meio da performance que revela o sonho como um elemento importante para a compreensão de mundo e para a formação de nossa inteligência abstrata. Outro elemento que é inspiração para a pesquisa artística é a casa, que além de funcionar como abrigo, é um conceito espacial físico, emocional e psicológico”, destaca Déborah, que optou por levar o espetáculo para uma casa pelo contato emocional.
A dupla também se baseou em estudos filosóficos para a construção do espetáculo, dentre eles o filósofo Gaston Bachelard que diz que “a casa passa ao largo de ser somente um lugar em que estamos a salvo dos perigos, pois, estando no campo das emoções, passamos a devanear e habitar a ideia de casa oniricamente”.
Sonhar– “Sonha o rico sua riqueza que trabalhos lhe oferece; sonha o pobre que padece sua miséria e pobreza; sonha o que o triunfo preza, sonha o que luta e pretende (…)”- Calderón de la Barca. O sonho é uma experiência que possui diferentes significados, dependendo do aspecto sob o qual se analisa. Para a ciência, é um processo de imaginação do inconsciente enquanto dormimos, para algumas tradições religiosas e culturais pode ser entendido como uma expansão da consciência ou como fenômeno de poderes premonitórios. Freud se debruçou sob a análise dos sonhos numa perspectiva de busca pela realização de desejos reprimidos. Na tentativa de se libertarem das exigências da lógica e da razão, os surrealistas utilizaram a “poética” do sonho em suas obras.
“O sonho é a base utópica, imaterial, inventiva e fabulável da vida. O que sugere uma reflexão acerca das noções de ficção e realidade, concreto e abstrato, tão presentes na experiência humana ao longo dos séculos e, agora, lançada a outro patamar, dada a conjuntura tecnológica das redes sociais e das realidades virtuais”, explica a diretora.
A produção promove a descentralização da arte para a região do Varjão, onde será executado o projeto. As apresentações contarão com tradução em libras e audiodescrição para promoção da acessibilidade.
SERVIÇO: Espetáculo inédito “Casa dos Sonhos” estreia de graça no Varjão
Título: Casa dos Sonhos
Datas das apresentações: 25, 26 e 27/10; 01, 02, 03, 08, 09, 10/11.
Horário: Sempre às 20h
Local: Quadra 05 Conjunto F Lote 04 Casa 01 Varjão/DF
Gratuito
Livre para todos os públicos
Mais informações no Instagram: @zileidestudium
FICHA TÉCNICA:
Criação e Pesquisa: Déborah Alessandra e Rogério Luiz
Direção: Déborah Alessandra
Performance: Rogério Luiz
Dramaturgia: Déborah Alessandra e Rogério Luiz
Direção de Arte: Marley Oliveira
Cenografia: Matilha (Marley Oliveira e Giba Cançado)
Iluminação: Lidianne Carvalho
Operação de Luz: Isadora Lima
Sonoplastia: Débora Zimmer
Vídeomaker: Déborah Alessandra, André Campos e Philipe Gottelib
Operação de Vídeo: André Campos e Philipe Gottelib
Assessoria de Imprensa: Clara Camarano
Mídias Sociais: Jesso Alves
Design Gráfico: Maylena Clécia
Direção de Produção: Tarcísio Paniago
Assistente de Produção: Ana Matuza, André Campos e Philipe Gottelib
Coordenador Pedagógico: Rogério Luiz
Assistente Pedagógico: André Campos
Fotógrafo: Tarcísio Paniago
Cinegrafista: Tarcísio Paniago
Consultoria em Acessibilidade: Yuri Ferraz
Intérprete de Libras: Jeff Weuller
Audiodescrição: Instituto de Promoção das Pessoas com Deficiência Visual