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Artista brasiliense Nati Maia lança campanha “Setembro Amarelo” para conscientizar sobre a vida – Cultura Kids
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Artista brasiliense Nati Maia lança campanha “Setembro Amarelo” para conscientizar sobre a vida

Artista brasiliense Nati Maia lança campanha “Setembro Amarelo” para conscientizar sobre a vida

Iniciativa nomeada Calendário Artístico Preventivo irá falar sobre a importância da prevenção de cada mês até final do ano de 2024

Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. A campanha teve início no Brasil em 2015 e visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. E nesse mês que no dia 10/09 se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (DMPS), a artista Nati Maia acaba de lançar a campanha “Setembro Amarelo”. O lançamento faz parte da iniciativa nomeada C.A.P – Calendário Artístico Preventivo que, desde janeiro de 2024, visa conscientizar, de forma artística, sobre a importância de cada mês de prevenção por meio de fotos sobre doenças e causas sociais durante todos os dias e meses do ano. Todas as campanhas podem ser conferidas pelo Instagram: @calendario_art_prev. Gratuito.

Realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF, o C.A.P chega ao nono mês do projeto com a temática não apenas do suicídio, mas da valorização do acolhimento e da vida. “Fazer a maquiagem desse mês foi algo muito delicado. Enquanto realizava a make na modelo e atriz Ariel Pimenta, pude ter a honra de presenciar as diversas histórias sobre vivências, dificuldades e superações que vive uma mulher trans. É desafiador escutar tantas histórias consideradas por nós ““absurdas””, mas que são tão normais para essas tantas mulheres que sofrem violência, abuso, exploração, transfobia”, declara a idealizadora do projeto Nati Maia.

Para Maia é importante ressaltar histórias e o compartilhamento de vivências para que a sociedade possa refletir e lutar junta contra tantos preconceitos.

ORIGEM DO SETEMBRO AMARELO – O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”. A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.

Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.

Sobre o C.A.P– Em 2018, com a parceria da fotógrafa Kakau Lossio, a artista e maquiadora brasiliense Nati Maia realizou uma sessão de fotos com o tema Outubro Rosa não apenas para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, mas também para valorizar a mulher por meio de fotos e maquiagens que realçam o empoderamento feminino. A iniciativa foi um sucesso e viralizou nas redes sociais das artistas.  Agora, Maia resolveu estender o projeto para os outros meses que também são de suma importância social.

No total, serão 12 meses de postagens diárias – 365 dias – e 12 ensaios fotográficos que já começaram a ser produzidos em 2023 e tiveram estreia no dia 1º de janeiro de 2024. Cada ensaio utiliza técnicas de maquiagem artística – feitas pela própria Nati Maia – e convida 12 fotógrafos para retratarem cada mês de conscientização, com as cores pré-determinadas de acordo com os meses do ano.

Ações – Além dos ensaios fotográficos produzidos de acordo com a temática e cores de cada mês do ano e suas respectivas postagens, Nati Maia divulgará cada tema por meio da entrega de panfletos físicos em locais estratégicos do Distrito Federal, redes sociais e outros meios de comunicação. Ao final do ano, será criado um calendário da campanha para ser utilizado no ano de 2025. O mesmo será entregue em instituições que trabalhem os temas em comum com o projeto. Haverá ainda um coquetel com exposição final, para distribuição gratuita deste Calendário, no Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul, com todas as fotografias registradas em Dezembro de 2024.

Ficha Técnica de Setembro:

Maquiadora: Nati Maia

Fotógrafo: Rafael Ohana

Modelo: Ariel Pimenta

Produção: Jefferson Leão

Estúdio: Estúdio Laje

Serviço: Artista brasiliense Nati Maia lança campanha “Setembro Amarelo” para conscientizar sobre a vida

Local: Instagram: @calendario_art_prev

Gratuito

Livre para todos os públicos

LUDMILA Sá Teles

Cientista política por formação, mãe, esposa e entusiasta por eventos infantis. A vinda do filho lhe tornou apaixonada pelos agitos dos pequenos e foi assim que surgiu o Instagram Cultura Kids Bsb onde divulga os melhores eventos infantis da cidade, apresenta opções de serviços para o público materno-infantil, além de fazer sorteios e coberturas e que devido ao sucesso, se tornou este site.

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