Vamos falar sobre tarefas e responsabilidades infantis?

20 de Maio de 2019

Olá,

Tudo bem?

Já ouviram a música do Palavra Cantada? Tem um refrão que diz: “criança não trabalha, criança dá trabalho…” Risos, bem, é isso mesmo. Crianças não devem trabalhar. Mas podem realizar pequenas tarefas para o bem de sua independência.

Vamos falar sobre responsabilidades?

Muitas vezes, nós, pais ou mães, ficamos em dúvida da quantidade de tarefas que devemos indicar para nossos filhos. Muitos, com medo de exagerar, evitam passar responsabilidades, outros, pecam pelo excesso.

O fato é: para ensinarmos nossos filhos a viverem em comunidade, devemos sim, ensinar que existem tarefas para todos os membros da casa. 🙂

Logicamente, deve-se respeitar a idade da criança, bem como algumas características. Exemplo: seu filho ama água? Que tal, envolve-lo na hora de lavar louças?

O importante é que a criança compreenda que existem tarefas a serem feitas. Estas tarefas vão “aumentando o nível” de acordo com a idade.

Uma outra dica é a rotina: se combinou que a criança é responsável por recolher as roupas, todos dia, à tarde, o ideal é que se faça cumprir este combinado. Os bons hábitos são rotineiros.

Para facilitar na definição de tarefas, segue uma tabela bem bacana, baseada na pedagogia montessoriana. Dê uma espiada:

E você, o que acha da inserção das crianças nas tarefas domésticas? Deixe sua opinião.

Um abraço.

Até mais.

Quer dar sugestões de temas?

Siga a Fê nas Redes Socias:

Facebook: FernandaLimaprofessora

Instagram: @proffernandalima

 

 

Deixe um Comentário