
Projeto Arte Pela Vida leva jovens e crianças aos palcos do Distrito Federal em julho de 2025
Iniciativa de Shaiene Santana visa resgatar a autoestima de menores por meio da 3ª Arte. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF
“O movimento transforma — e a arte salva!” (Shaiene Santana). Transformar a vida de crianças, jovens por meio da Arte e da cura que ela proporciona. Moradora de Ceilândia, a bailarina, diretora e professora Shaiene Santana valeu-se de seu próprio histórico de abuso na infância para dar um sentido a sua vida e a de milhares de pessoas, menores que sofrem ou já sofreram abuso. Além de ressignificar essa infância na própria infância.
A multiartista lançou o projeto Arte Pela Vida, iniciativa realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal que visa acolher e ressignificar a vida de crianças e jovens por meio da dança. Após 4 meses de cursos gratuitos de balé clássico, Hip Hop, jazz e dança contemporânea no Instituto Candango de Artes para esse público, o resultado é “Arte Pela Vida- Mostra de Dança”. O evento que contará com vários números dentro da 3ª Arte estará em cartaz no dia 12 de julho, sábado, às 16h, no Teatro do Sesc Newton Rossi, em Ceilândia. Gratuito. Livre para todos os públicos. Mais informações no Instagram: @projetoartepelavida.
Dentro da Mostra, as bailarinas vão dançar e falar sobre histórias de dor, força, amor, superação. Terão números de hip-hop, balé clássico, contemporâneo, dentre outros.
“Este projeto representa também a minha história na infância. Eu sou uma menina que sofreu abuso e se encontrou na dança. E temos meninas que sofreram ou sofrem de alguma forma. E nessa sessão nós vamos mostrar essas crianças e jovens dançando e ressignificando essas histórias. E por meio da dança vamos dando continuidade e tentando fazer com que esses jovens e crianças já estejam se sentindo protegidos e possam trilhar seus sonhos de forma mais leve e segura”, destaca, feliz, a diretora e coreógrafa Shaiene.
Histórico – O projeto Arte Pela Vida surgiu com o intuito dar sentido e esperança para jovens e crianças em situação de vulnerabilidade. Seja ela financeira, social ou de exclusão por outros tipos de abusos/preconceitos. Pela iniciativa, mais de 50 crianças/jovens de 7 a 17 anos estão sendo atendidos desde março de 2025 no Instituto Candango de Artes, em Ceilândia. Agora, o resultado vira uma Mostra onde todos poderão mostrar os seus talentos.
“Nós pretendemos resgatar a autoestima, autoconfiança e autocuidado dessas e de outras meninas em situação de vulnerabilidade social através da dança. E ao participar das aulas, elas tiveram a oportunidade de expressar suas emoções, desenvolver habilidades motoras e cognitivas, e construir um senso de identidade e pertencimento. A dança veio como uma ferramenta de transformação social, promovendo a inclusão e o empoderamento dos participantes que agora estarão em cena. Não percam porque está lindo”, convida Shaiene.
Ficha Técnica:
Direção geral e artística: Shaiene Santana
Coreógrafos: Matheus Nery, Samya Santana e Adrya Santana
Assistente de produção: Tiago Lucena e Dafne Mussolini
Coordenação administrativa: Criativa Empreendedorismo
Direção de produção: Instituto Sócio Criativo
Produtor Executivo: Arthur Marques
Arte-educadora de balé clássico: Shaiene Santana
Arte-educador de jazz: Matheus Nery
Arte-educador de dança contemporânea: Leandro Mota
Arte-educador e instrutor de Hip Hop: Will Robson
Assistente de aulas de dança: Célia Lorrane
Assistente de produção: Dafne Mussoline
Psicopedagoga: Kênia Linhares
Assessoria de imprensa: Clara Camarano
Designer: Kalil Bonova
Fotógrafa: Elise Milani
Gestão de redes sociais: Kalil Bonova
Assistente Social: Loara Cavalcante
Técnica de Som: Débora Zimmer
Serviço: “Arte Pela Vida- Mostra de Dança” estreia no Sesc Ceilândia
Data: 12 de julho, sábado
Horário: 16h
Local: Teatro do Sesc Newton Rossi, em Ceilândia
Gratuito
Livre para todos os públicos
Mais informações no Instagram: @projetoartepelavida.