Pine Tree Farm

18 de dezembro de 2017 | 0:00

As atividades na Pine Tree Farm são multidisciplinares, música, teatro, pintura, esportes, trilhas, escaladas, manejo de animais, pescaria, plantio de hortaliças, reflorestamento… Bilíngues, inglês e português, adaptadas para as diferentes faixas etárias, entre 3 e 13 anos de idade, e distribuídas nos diferentes centros de atividades, Estação Ambiental, Trilhas dos Sentidos, Fazendinha, Palco das Artes, Cantinho do Descanso, Parque de Aventuras, Cozinha Natural e Campo dos Esportes.

Em respeito às crianças que passam dois turnos por duas, três e quatro evitamos repetir atividades e de espelhar programações matutina e vespertina e semana 1 e 2 por exemplo.  Naturalmente há exceções, trilha encantada, alimentação dos coelhinhos com produtos da horta, montagem do aquário do dia, ioga, pescaria…

A programação é fluida, constantemente adaptada às condições climáticas, em especial no verão, e às crianças.  No caso dos professores perceberem que as crianças estão cansadas é comum que a programação seja alterada de uma atividade desportiva para uma artística, assim como é comum que no caso das crianças estarem agitadas uma atividade de leitura pode ser substituída por uma gincana ao ar livre.

Os dois principais critérios para a formatação da programação são os critérios espacial e de pessoal.  Em geral contamos com três equipes especializadas (Artes, Esportes e Meio Ambiente), convidados especiais (Culinária, Leitura, Ciências…)  que se alternam nos diferentes centros de atividades.
As equipes Peixinhos, Macaquinhos e Pavões realizam quatro atividades por turno, duas antes e duas depois do lanche.

No turno integral há ainda uma atividade após o almoço.  Em geral esta atividade é de escolha das crianças já que o grupo de crianças que escolhem o turno integral.

Preferencialmente coordenamos os critérios espacial e o de pessoal para que as equipes especializadas desenvolvam suas atividades nos centros de atividades em que têm maior conhecimento e prática, como o Environmental Team realizando atividades nas Trilhas ou na Estação Ambiental, ou a equipe de esportes no Parque de Aventuras ou no Campo dos Esportes.  Todavia, para manter as atividades dinâmicas e oferecer constantemente novas leituras às crianças, também realizamos atividades musicais nas trilhas e na Estação Ambiental, pintamos na fazendinha e realizamos atividades artísticas com a equipe de esportes.

 

Faixas Etárias

As atividades são planejadas para crianças entre 3 e 13 anos, todavia frequentemente recebemos crianças de 2 anos e de até 15 anos.  Uma alegria para nós.

Inicialmente as crianças são divididas em grupos por faixa etária.

Os Coelhinhos, de 3 anos de idade, contam com uma casa de dois quartos e uma varanda exclusiva para suas atividades, a Toca dos Coelhos.

As crianças com idades entre 4 e 6 anos formam o grupo dos Peixinhos, os mais empolgados com a interação com os animais e com as atividades culinárias e artísticas.

Já os Macaquinhos, entre 7 e 9 anos de idade, são encantados com os esportes, as gincanas e em especial a pescaria.  Em geral os campeões de pesca em cada semana veem do grupo dos Macaquinhos.
Apaixonados por aventuras, os Pavões, com idades a partir de 10 anos, querem trilhas, escaladas e desafios.

Naturalmente todos os grupos têm atividades artísticas, desportivas, rurais, ambientais adaptadas para seus interesses e a desenvolvimento motor e cognitivo.

A divisão por faixa etária não é o único critério para a divisão das crianças em grupos; é comum alocarmos uma criança na faixa etária dos Peixinhos no grupo dos Macaquinhos, por ter colegas, amigos ou familiares naquele grupo, ou por ter interesses e desenvolvimento que se encaixam melhor em um grupo diferente da sua faixa etária.

É igualmente comum alocarmos temporariamente uma criança em um grupo deferente.  Muitas vezes percebemos que determinada  criança não está disposta o suficiente para realizar a atividade seguinte programada para seu grupo, uma trilha ou uma atividade física por exemplo.  Neste caso os professores têm autonomia para realocar a criança  temporariamente para garantir a alegria e o aproveitamento de todos os momentos na Pine Tree Farm.

 

Endereço: Cond. Quintas Bela Vista – Bairro Jardim Botânico (Lago Sul)

-Período e horários: de 18 a 22/12/2017; 08 a 12/01, 15 a 19/01, 22 a 26/01/2018.

-Idades: crianças de 3 a 11 anos;

-Informações: http://pinetreefarm.com.br/36-colonia-de-ferias

-Valores: a partir de R$595 por semana. Preços em http://pinetreefarm.com.br/36-colonia-de-ferias.

Deixe um Comentário