Topo
Mediato conclui 1a turma do curso de Mediação Cultural do ano – Cultura Kids
fade
6136
post-template-default,single,single-post,postid-6136,single-format-standard,eltd-core-1.2.1,flow child-child-ver-1.0.0,flow-ver-1.6.1,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-grid-1480,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-sticky-header-on-scroll-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,eltd-dark-header,wpb-js-composer js-comp-ver-7.7.2,vc_responsive

Mediato conclui 1a turma do curso de Mediação Cultural do ano

Mediato conclui 1a turma do curso de Mediação Cultural do ano

Qualificação gratuita oferece capacitação para inserção no mercado de mediação cultural para jovens estudantes ou recém-formados nas áreas de arte e cultura

A Mediato celebra a conclusão da primeira turma do curso de Mediação Cultural deste ano. Com mais de 120 inscritos e 30 alunos selecionados, a turma de nível básico promove qualificação de arte-educadores, colaborando para a consolidação da área e o fortalecimento da economia criativa no Distrito Federal. A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. E conta com a parceria da Universidade de Brasília, com o projeto de extensão Da Ideia à Ação.

Importante meio de democratização do acesso à cultura, a mediação cultural é uma ferramenta de difusão da arte e dos bens culturais que sensibiliza e aproxima o visitante, promovendo experiências significativas. Neste ano, o curso conta com três turmas: duas de básico e uma de avançado. As próximas acontecem em agosto e outubro, e abordam conceitos e experiências de mediação, metodologias teatrais, contação de histórias, educação patrimonial, jogos educativos, acessibilidade cultural e a realização de um projeto final prático. Além das turmas, o projeto também prevê uma palestra gratuita que será realizada na Universidade de Brasília (UnB).

Para Luênia Guedes, coordenadora pedagógica e uma das idealizadoras do curso, há uma grande demanda de pessoas interessadas em se profissionalizar na área, e além de colaborar para a inserção no mercado de trabalho, o curso incentiva a formação de novos públicos. “A primeira edição aconteceu em 2019. Realizamos com recursos próprios e percebemos a importância de promover esta formação. Pensamos no curso como uma ação com perspectiva inovadora e de inserção destes profissionais na área e de fomentar o mercado de mediação cultural no DF. Devido a demanda, conseguimos propor neste ano três turmas. Para aprofundar ainda mais o conteúdo, dividimos o curso em dois níveis: básico e avançado. Entendemos como esse lugar do trabalho de mediação cultural tem ganhado amplitude no cenário de Brasília. Há muitas pessoas interessadas”, destaca.

De 2019 a 2023 foram realizadas três edições do curso de mediação, formando cerca de 90 novos mediadores. Para este ano, a expectativa é formar entre 60 e 90 jovens como mediadores. O público-alvo é jovens entre 19 e 30 anos, residentes no Distrito Federal e Entorno,  estudantes de graduação ou recém-formados em Museologia, Artes Cênicas, Artes Visuais, Teoria Crítica e História da Arte (TCHA) ou áreas correlatas. Cada turma possui 30 vagas, com a carga horária de nível básico 27 horas e avançado 48 horas.

Fique ligado: o período de inscrição da segunda turma acontece 8 a 28 de julho em https://www.mediato.art.br/curso-mediacao. Para ficar por dentro de novidades e saber mais sobre as próximas turmas, acompanhe no Instagram: @mediato.art.

Sobre a Mediato 

Mediato é uma iniciativa que atua como um ecossistema cultural, dedicada a aproximar a arte da vida das pessoas. Desde 2010, está comprometida em colaborar para a formação de novos públicos para a arte, para a difusão da produção artística e a valorização dos bens culturais. Ao longo dos anos, tem desenvolvido programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, alcançando mais de 70 mil estudantes no Distrito Federal. Além do inovador trabalho de mediação desenvolvido para o teatro, a iniciativa também colabora com o cenário da economia criativa local, com o Curso de Mediação Cultural que desde 2019 insere novos mediadores no mercado de trabalho. A Mediato está comprometida em cultivar uma comunidade crítica e sensível, com senso de pertencimento, valorização e também apreciação da cultura local.

Mediato

mediato.art.br

E-mail: conecta@mediato.art.br

Informações: (61) 99885-9528

Instagram: @mediato.art

LUDMILA Sá Teles

Cientista política por formação, mãe, esposa e entusiasta por eventos infantis. A vinda do filho lhe tornou apaixonada pelos agitos dos pequenos e foi assim que surgiu o Instagram Cultura Kids Bsb onde divulga os melhores eventos infantis da cidade, apresenta opções de serviços para o público materno-infantil, além de fazer sorteios e coberturas e que devido ao sucesso, se tornou este site.

Sem Comentários

Poste um comentário

Siga-nos no Instagram