
Grupo Nutra celebra 19 anos com circulação de espetáculos em 4 cidades do DF
Apresentações vão de 20 de outubro a 17 de novembro em escolas públicas do Recanto das Emas, Taguatinga, Ceilândia e no Espaço Galpão do Riso
O grupo brasiliense Nutra Teatro comemora 19 anos de trajetória com uma nova temporada de espetáculos, que será apresentada entre os dias 20 de outubro e 17 de novembro em escolas públicas do Distrito Federal.
As apresentações integram um projeto que é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), na linha de Manutenção de Grupos, voltada à valorização, formação e continuidade de coletivos artísticos da cidade.
Dirigido por Ricardo Puccetti, do Lume Teatro (SP), o espetáculo Le Porpusa investiga a palhaçaria como linguagem poética e corporal, em uma proposta que mistura humor, ritmo e improviso. “Esse trabalho é fruto de um mergulho profundo no universo do palhaço e nas nossas próprias trajetórias como artistas e pesquisadores da cena”, conta Paula Sallas, atriz do grupo.
O projeto foi viabilizado pelo FAC em 2021 como um marco de retomada artística após o período de pandemia. Em sua execução, o grupo realiza um conjunto de obras que contém 15 textos reflexivos publicados no site do grupo, cinco lives com artistas parceiros e o lançamento de um e-book sobre a história do Nutra. A iniciativa também incluiu intervenções de palhaçaria, palestras em escolas de ensino médio e demonstrações de trabalho em universidades, reafirmando o compromisso do grupo com a educação e a difusão cultural.
Antes do espetáculo Le Porpusa, o grupo circulou o espetáculo Solo io, solo de palhaço de João Porto, em três escolas públicas, Escola 26 de Setembro (Taguatinga), CEM 01 do Gama e Escola Técnica de Ceilândia, aproximando a arte teatral de jovens estudantes.
O circuito comemorativo segue até o dia 17 de novembro, com o espetáculo Canoa de Encantos, apresentado no Galpão do Riso, encerrando a comemoração de quase duas décadas de pesquisa teatral do grupo.
“Nosso propósito sempre foi ir onde o público está, seja nas ruas, nas escolas ou nos lares de idosos. O FAC nos permitiu retomar essa essência e continuar oferecendo arte como experiência viva e acessível”, destaca o ator João Porto Dias.
Serviço
Le Porpusa
Data: 20 e 21 de outubro
Horário: 16h50 (segunda) e 10h50 (terça)
Local: CEM 804 do Recanto das Emas
Data: 22 de outubro
Horário: 16h (quarta)
Local: Escola Técnica de Ceilândia
Data: 23 de outubro
Horário: 16h (quinta)
Local: Escola 26 de Setembro (Taguatinga)
Canoa de Encanto
Data: 17 de novembro
Horário: 20h
Local: Espaço Galpão do Riso