Topo
Espetáculo “Há Vagas Para Moças de Fino Trato” promove programa educativo no Teatro Yara Amaral do Sesi Taguatinga – Cultura Kids
fade
8895
post-template-default,single,single-post,postid-8895,single-format-standard,eltd-core-1.2.1,flow child-child-ver-1.0.0,flow-ver-1.6.1,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-grid-1480,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-sticky-header-on-scroll-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,eltd-dark-header,wpb-js-composer js-comp-ver-7.7.2,vc_responsive

Espetáculo “Há Vagas Para Moças de Fino Trato” promove programa educativo no Teatro Yara Amaral do Sesi Taguatinga

Espetáculo “Há Vagas Para Moças de Fino Trato” promove programa educativo no Teatro Yara Amaral do Sesi Taguatinga

Montagem contemporânea da obra de Alcione Araújo será apresentada para estudantes com palestras e debates

Um clássico da dramaturgia brasileira ganha nova vida em uma proposta cênica provocadora e educativa. O espetáculo “Há Vagas Para Moças De Fino Trato – Experimento Final”, do autor Alcione Araújo (1945–2012), será apresentado entre os dias 19 e 23 de maio, no Teatro Yara Amaral do Sesi Taguatinga, com sessões exclusivas para estudantes do Ensino Médio de Escolas Públicas.

Escrita em 1974, durante a ditadura militar, a peça é considerada a obra mais cultuada de Alcione e revela, com vigor e sensibilidade, os dilemas sociais, psicológicos e políticos da convivência humana. Em sua última montagem, o diretor Cléber Lopes – que estuda o autor desde 1999 – abandona as marcações tradicionais e aposta em uma cena mais livre, onde realidade e ficção se misturam.

O espetáculo é guiado pela vivência de três mulheres e propõe uma reflexão profunda sobre os papéis sociais, a memória, o feminino e as tensões de convivência, mantendo a atualidade do texto original e revelando sua força crítica e estética. As atrizes Carol Nemetala e Nalu Miranda retornam à montagem após 20 anos, ao lado de Rosanna Viegas. A peça convida o público a enxergar o espetáculo como um recorte da vida real, com suas contradições e sutilezas, reforçadas pela escrita fluida de Araújo.

“Há Vagas Para Moças de Fino Trato” foi escrita há meio século e, ainda hoje, (in)felizmente produz sentido muito similar ao seu contexto político-comportamental original. No discurso, radicalismos negligenciam o respeito e adoecem as individualidades. Comportamentos pautados por premissas/crenças/vivências são defendidas como verdades absolutas, ditas pelo prisma da violência moral. Tudo isso à luz do cotidiano, onde agressões simbólicas são naturalizadas em meio às demandas do dia a dia”, explica o diretor Cleber Lopes.

Com sonorização assinada pelo renomado sonoplasta lisbonense João Lucas, a encenação utiliza uma técnica de quadrifonia ambiental, simulando os sons de uma residência em tempo real – como o percurso da água pelos encanamentos – além de trilhas poéticas que ampliam o significado da história.

Antes de cada apresentação, acontecerá uma introdução com um bate-papo educativo com material didático impresso sobre a vida e obra de Alcione Araújo, destacando sua importância na história do teatro nacional e sua atuação na defesa dos direitos autorais. Após a peça, debates mediados com estudantes, professores e equipe técnica aprofundarão os temas abordados, incentivando o pensamento crítico e a valorização da dramaturgia brasileira.

Apoio e patrocínio

O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. A plataforma Conecta é parceira do projeto e contribui com uma parte dos agendamentos escolares e transporte gratuito das turmas até o Sesi.

Programação:
19 de maio de 2025 – Sessões às 15h e 20h
20 de maio de 2025 – Sessões às 10h, 15h e 20h
21 de maio de 2025 – Sessões às 10h, 15h e 20h
22 de maio de 2025 – Sessão às 10h
23 de maio de 2025 – Sessão às 15hSERVIÇO
Espetáculo Há Vagas Para Moças De Fino Trato – Experimento Final
Data:
 19 a 23 de maio
Local: Teatro Yara Amaral – Sesi Taguatinga
Classificação indicativa: 14 anos

LUDMILA Sá Teles

Cientista política por formação, mãe, esposa e entusiasta por eventos infantis. A vinda do filho lhe tornou apaixonada pelos agitos dos pequenos e foi assim que surgiu o Instagram Cultura Kids Bsb onde divulga os melhores eventos infantis da cidade, apresenta opções de serviços para o público materno-infantil, além de fazer sorteios e coberturas e que devido ao sucesso, se tornou este site.

Sem Comentários

Poste um comentário

Siga-nos no Instagram