Como ter mais tempo para os filhos?

15 de Março de 2018

Quando nasce a mãe, nasce também um ser humano cheio de culpas. Se a mãe trabalha, desde o fim da licença maternidade, pode surgir um sentimento de que não tem tempo suficiente para se dedicar e isso te enche de remorso.

Não é raro ouvirmos relatos de mães e pais que associam o trabalho à falta de tempo para os pequenos. Pois eu tenho uma boa notícia: quantidade nem sempre é qualidade. Muitas vezes, a mãe ou o pai ficam o dia todo em casa e não usufruem tanto do contato com os filhos. Os motivos são conhecidos: cansaço, excesso de atribuições domésticas, falta de planejamento.

Opa! Então posso ser uma pessoa economicamente ativa e não ficar em falta com meus pequenos?

SIM!!!! O importante é como o tempo disponível é utilizado e não a quantidade de tempo. Vamos dar exemplos? Supomos que você trabalhe o dia todo. Seus filhos só te veem à noite. Você usa a noite para atualizar suas mensagens de whatsApp ou propõe um jogo em família?

Que tal fazer uma listinha de livros interessantes e ler para os pequenos antes de dormir?

Sabia que apenas 15 minutos diários sentados no chão, brincando, livres de tecnologia valem mais que um dia inteiro de presença vazia?

A verdade é que achamos que para suprirmos a necessidade de contato das crianças, precisamos ter tempo. E não é verdade. Nós precisamos ter disposição.

As crianças precisam sentir que estamos presentes de verdade. E a intensidade dessa presença é marcada pela qualidade do tempo. 

Pensemos nisso. Quanto mais conseguimos incluir na nossa rotina, um momento (pequenino que seja) para curtir nossos gurizinhos e gurizinhas, menos culpa sentiremos 🙂

Caso deseje que este assunto seja palestra em sua escola, entre em contato comigo: fbclffaria@gmail.com https://www.facebook.com/FernandaLimaprofessora/

Deixe um Comentário