ENCONTRO DA CASA DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO – Grande confraternização marca o sucesso do primeiro ciclo de oficinas da Casa de Criatividade e Inovação

29 de Março de 2019
25 de abril de 2019 | 3:58

Para celebrar o sucesso da Casa de Criatividade e Inovação, o IECAP (Instituto de Educação, Esportes, Cultura e Artes Populares) e a Secretaria de Juventude do Distrito Federal, responsáveis pelo projeto, reuniram cerca de 300 pessoas no Centro Tecnológico da Granja do Torto. Na ocasião foram apresentados os resultados das oficinas oferecidas, gratuitamente, pela Casa de Criatividade e Inovação a 251 jovens de Samambaia e da Estrutural. Além dos jovens, professores, palestrantes e colaboradores das entidades, marcaram presença Leo Bijos, secretário de Juventude do DF; Lívia Magalhães, chefe do programa DF Criança; Elizabeth Alcântara,  vice-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF); Juliana Rocha, do Sebrae DF, e demais convidados.

Foram centenas de alunos que aprenderam e trocaram com grandes nomes do mercado nacional como o artesão Babá Santana e o estilista Ronaldo Fraga e jovens artistas e empreendedores da nossa cidade, como os grafiteiros Neew e Yong e o videomaker Enzo Nogueira. As pessoas se surpreenderam com o que elas produziram a partir das oficinas de Doces, Grafite, Vídeo de Bolso e Papel Marche”, revelou Renata Oliveira, presidente do IECAP. A ala dedicada à exposição dos produtos ficou especialmente movimentada. Babá, que veio da Para[iba para participar do evento, assinou a cenografia da mostra que exibiu e comercializou cachepôs em papel marchê, bandejas com grafites em azulejo inspirados na obra de Athos Bulcão, camisetas e caixas de madeira. Já a sobremesa, produzida pelos alunos da Oficina de Doces, foi servida aos convidados durante o coquetel, enquanto os alunos da equipe de vídeo de bolso se ocupava de registrar todo o evento. “O alunos da oficina se uniram no Coletivo Mixtura Criativa para comercializar os produtos. Inicialmente, o IECAP dará o suporte no formato de uma incubadora, vendendo os produtos direto nos Centros de Juventude, até que os jovens encontrem a melhor forma para empreender”, afirmou Mirian Rocha, especialista em economia criativa, colaborativa e compartilhada e, também, curadora do projeto

No moderno auditório da FAP, muita emoção. O encontro foi conduzido por Mirian, que apresentou os convidados e palestras como “E-Commerce”, oferecida pelo Sebrae, para garantir aos jovens, artistas e empreendedores, um conhecimento adicional sobre o mercado e “Capacitar e Nutrir Vidas”, com a psicóloga Andrea Chaves, que interagiucom os alunos em prol de uma reflexão sobre a importância do equilíbrio emocional. Em sintonia com os interesses e universo da faixa etária dos alunos, o evento convidou, ainda, as influenciadoras digitais Vanessa Campos (@blogueirafail) e Mari Alves (@blog.vidaleve). “Foi uma oportunidade para os alunos apurarem o olhar e reforçarem a auto-estima e auto-confiança. Afinal o objetivo do projeto não é apenas compartilhar um novo saber, e sim promover o estímulo à inovação e ao empreendedorismo”, disse Mirian.

A ideia é celebrar os resultados incríveis, principalmente aqueles obtidos com o estímulo aos jovens quanto à importância das manifestações artísticas também como fonte de renda. A missão do IECAP é oferecer novas oportunidades para virar vidas, o que continuaremos fazendo em mais um projeto em continuidade aos nossos esforços, como o Coletivo Mixtura Criativa, além de novas oficinas”, antecipou Renata.

CASA DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

 O Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares – IECAP, é o responsável e idealizador do projeto denominado Casa da Criatividade e Inovação. A partir de experiências anteriores, o IECAP, criado em 2001, reuniu conhecimento e estrutura para tocar projetos que aproximam a política pública do Distrito Federal aos beneficiários finais. Assim, o saber e fazer de uma localidade se apresentam como ferramentas potencializadoras e agregadoras de resultados. As ações propostas no Casa de Criatividade seguem um roteiro que projeta resultados permanentes, ampliativos, ecomprometido com as diretrizes da Política para Juventude do Distrito Federal, prospectando a criação de produtos, ocupação e renda.

O projeto “Casa de Criatividade e Inovação” objetiva a execução de trabalho junto a jovens em vulnerabilidade econômica, fomentando a ocupação e a renda de forma sustentável, preferencialmente, promovendo o empreendedorismo, a criatividade e o apoio à comercialização da produção dos grupos envolvidos, por meio de capacitação, atualização de tecnologias aplicadas ao mundo dos negócios e gestão comercial. Busca diminuir o grande distanciamento que, em virtude das dificuldades de acessibilidade predominantes em comunidades com as mais variadas classes sociais, dificulta e até inviabiliza a inserção desses jovens no mercado de trabalho.

A Casa de Criatividade e Inovação acredita no futuro construído através da economia colaborativa e do “co-criar” de ações que promovam a qualificação e geração de emprego e renda para esses jovens.

SERVIÇO

Casa de Criatividade e Inovação

Centros de Juventude do DF

Informações e inscrições: www.iecap.org.br

(61) 3365-5202

* OS OBJETOS ESTÃO À VENDA NOS CENTROS DE JUVENTUDE DA ESTRUTURAL E SAMAMBAIA

Deixe um Comentário