
Muito além da moda: Estilo Brasília movimenta a cidade nos dias 25 e 26 de setembro
A 2ª edição do evento-movimento do Brasília Shopping fomenta diálogos sobre a identidade brasiliense no vestir, consumir, pensar, viver e criar. A programação gratuita terá talks, desfiles, ativações e muito mais
Se o Estilo Brasília pudesse ser definido em poucas palavras, quais seriam os adjetivos usados? O questionamento pode até ser simples, mas são múltiplas as formas de respondê-lo. Esse foi o combustível que deu tração à criação do Estilo Brasília, movimento idealizado pelo Brasília Shopping, que chega à sua 2ª edição nos dias 25 e 26 de setembro ainda mais intencional em seu propósito: fomentar conversas sobre o presente — e o futuro! — do que pulsa na capital por meio de talks, desfiles de marcas locais e nacionais, ativações e muitas conexões.
A moda, pilar fundamental do Brasília Shopping, guia o movimento. Mas não só: o evento visa promover uma verdadeira imersão no universo criativo, abrangendo temas como beleza, sustentabilidade, empreendedorismo, criação autoral, tendências, Inteligência Artificial e demais pautas que permeiam o cotidiano do mercado criativo. E, se a ideia é promover conexões, nada melhor do que abrir o espaço para o coletivo. Por isso, toda a programação é inteiramente gratuita.
“A segunda edição desse movimento é resultado de muitas perguntas que ganham novos e melhores contornos quando pensadas em conjunto. Não apenas no vestir, mas no ser, no criar, no interpretar, no sensibilizar. O Estilo Brasília é feito do encaixe improvável do cotidiano”, define Renata Monnerat, gerente de marketing do Brasília Shopping.
Bastidores da moda
Nos dois dias de programação, o público é convidado a vivenciar a moda por diferentes óticas: autor, narrador e observador. Talks com especialistas, criadores e pensadores vão explorar desde a identidade brasiliense até os rumos da moda global.
No dia 25 de setembro, o primeiro bate-papo, às 13h, traz o tema O Estilo de Brasília: moda, identidade e território, com Yan Acioli (@yanacioli), brasiliense, stylist das celebridades e porta-voz de moda; Maria Tereza Laudares (@mtlaudares), pesquisadora e professora de tendências e história da moda; e a empresária Daniella Naegele, sócio-fundadora da Avanzzo, etiqueta de moda feminina com mais de 30 anos no mercado de Brasília.
Às 15h, será a vez do talk Moda é escuta: entre o afeto e a voz, com Ju Ferraz (@juferraz), sócia da Holding Clube, escritora, colunista da Forbes e referência em networking no Brasil.
O terceiro encontro do dia, às 17h, abordará o tema Passarela digital: Moda na Era da Inteligência Artificial. Participam Tete Conde (@teteconde), empresária no ramo de educação de moda, e Dani Mello (@danimelon), comunicadora, criadora de conteúdo, estrategista digital e cofundadora da agência Between Phygital, um hub criativo e tecnológico para marcas que desejam se posicionar com autenticidade no meio digital.
Encerrando a programação do dia, às 19h, o talk Beleza reprogramada reunirá Virginia Weingberg (@virginia_vweinberg), fundadora da marca de beleza Olera (@olera.io), sob a mediação de Vânia Goy (@vaniagoy), jornalista de beleza e fundadora do portal belezinha.com.vc.
Já no dia 26 de setembro, a agenda começa às 13h, com o painel Entre criação e negócio, promovido pelo SEBRAE DF. A conversa será guiada por Letícia Vaz, CEO, estilista e empreendedora à frente da Letícia Vaz Holding — que reúne seis empresas —, além de sócia e Head de Inovação em Moda da Nuvemshop, maior plataforma de e-commerce da América Latina. A moderação será feita pela consultora de moda e criadora de conteúdo Rosa Guimarães.
Às 15h, o tema será Do cerrado ao litoral: como a moda traduz os territórios do Brasil, com Enozor Jr (@enozorjr), sócio-fundador da Dane-se; Daniela Falcão (@danielafalcao1), jornalista de moda e fundadora do Nordestesse; Marcello Bastos (@marcellobastos), cofundador da Farm. A mediação será de Fernando Lackman, jornalista especializado em Moda e Cultura, consultor e diretor de desfiles, autor do livro Brasília Capital dos Criadores e diretor do Sindiveste-DF, responsável por assinar a produção e direção criativa de importantes eventos de moda no país.
O terceiro bate-papo, às 17h, apresenta Não é sobre prever. É entender, com participação da WGSN e de Duda Maia (@dudamaia), empresária à frente da 5561 Agency. Encerrando a programação, às 19h, o tema Como ser relevante em um mundo visualmente saturadoserá discutido por Carol Ribeiro (@caropita), modelo e apresentadora, e Rener Oliveira (@reneroliveira), jornalista de moda e editor do portal Nordestesse. A mediação também será feita por Duda Maia.
Mix & match na passarela
Tão adaptável quanto os termômetros, assim também é o Estilo Brasília. Fica até difícil reduzi-lo a rótulos simples. Por isso, a passarela exibirá, por meio de marcas locais e nacionais, os elementos que são apostas para o guarda-roupa dos brasilienses no verão 2026.
No dia 25 de setembro, às 12h, a programação será iniciada com um desfile coletivo de diferentes etiquetas que compõem o mix do Brasília Shopping, no qual cada marca apresentará as novidades para a estação mais aguardada do calendário.
Às 16h, a passarela recebe o Athleisure, com participações de Live, TrackField, Free Corner, Gregory, Richards e Adidas.
O terceiro desfile, às 18h, será capitaneado pelo Movimento Moda Brasília, reunindo as marcas Dane-se, Letícia Gonzaga, Lucila Pena, Thais Fread, Barreto Shoes, Lago Beachwear, MonPair e Barbarah.
Encerrando o dia, às 21h, o desfile All Jeansapresentará criações de Jeans do Bem, Hering, Calvin Klein, Youcom, Colcci e Damyler, com conteúdo sobre a história do denim e show da banda brasiliense Vital.
A programação do segundo dia, 26 de setembro, tem início às 12h, com mais um desfile coletivo de lojas do mall. Às 16h, a Lojas Renner apresenta o desfile Moda Democrática, com uma prévia das próximas tendências.
O terceiro desfile do dia, às 18h, será o Lookbook, com Animale, Avanzzo, Le Lis, MOB e LoftyStyle. Finalizando o evento, às 21h, a passarela se transforma em palco para o desfile Fashion & Música, exclusivo da Foxton.
Imersão com propósito
O público brasiliense terá a chance de conhecer de perto a coleção Redefinindo Curvas, assinada pela jovem estilista Júlia Theóphilo, finalista da terceira edição do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. Além das peças já apresentadas em São Paulo, a exposição no Estilo Brasília traz um atrativo inédito: a impressão 3D, em tempo real, de elementos da coleção — experiência que conecta moda e tecnologia e reforça o papel inovador de Brasília no cenário criativo nacional.
Selecionada entre mais de 900 inscrições de todo o Brasil, Júlia, de 23 anos, conquistou um lugar entre os dez finalistas do concurso promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) em parceria com a Casa de Criadores, um dos eventos mais relevantes da moda autoral brasileira.
Egressa do curso de Tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal de Brasília (IFB), a estilista contou com o apoio de uma rede de instituições locais para viabilizar sua participação. O Senai-DF ofereceu infraestrutura, equipe técnica, consultorias e ensaios fotográficos, enquanto o Sindiveste-DF custeou insumos essenciais para a produção das peças. Essa articulação entre ensino e setor produtivo foi fundamental para que Júlia apresentasse suas criações na passarela paulista.
Inspirada em sua própria história, Júlia transformou a experiência com a escoliose em moda. “Minha coleção conta a descoberta da escoliose, o uso do colete, a cirurgia e o pós-cirurgia. É sobre ressignificar as marcas dessa experiência e transformá-las em potência criativa”, resume a estilista.
O Estilo Brasília transforma o mall em palco vivo: passarelas que carregam traços da arquitetura, desfiles que se tornam performances, conversas que reverberam como provocações, encontros que fortalecem laços e ativações que despertam os sentidos. Não perca!
Serviço
2ª edição Estilo Brasília
Talks — 25 de setembro
13h: O Estilo de Brasília: moda, identidade e território
Com Yan Acioli (@yanacioli), brasiliense, stylist das celebridades e porta-voz de moda; Maria Tereza Laudares (@mtlaudares), pesquisadora e professora de tendências e história da moda; e a empresária Daniella Naegele, sócio-fundadora da Avanzzo, etiqueta de moda feminina há mais de 30 anos no mercado de Brasília.
15h: Moda é escuta: entre afeto e voz
Com Ju Ferraz (@juferraz), sócia da Holding Clube, escritora, colunista da Forbes e referência em networking no Brasil.
17h: Passarela digital: Moda na Era da Inteligência Artificial
Com Tete Conde (@teteconde), empresária do setor de educação em moda; e Dani Mello (@danimelon), comunicadora, criadora de conteúdo, estrategista digital e cofundadora da agência Between Phygital.
19h: Beleza reprogramada: corpo, naturalidade e futuro
Com Virginia Weingberg (@virginia_vweinberg), fundadora da marca de beleza Olera (@olera.io), e Vânia Goy (@vaniagoy), jornalista e fundadora do portal belezinha.com.vc.
Talks — 26 de setembro
13h: Entre criação e negócio (SEBRAE)
Com Letícia Vaz, CEO, estilista e empreendedora à frente da Letícia Vaz Holding — que reúne seis empresas —, além de sócia e Head de Inovação em Moda da Nuvemshop, maior plataforma de e-commerce da América Latina. Mediação de Rosa Guimarães, consultora e criadora de conteúdo de moda.
15h: Do Cerrado ao litoral: como a moda traduz os territórios do Brasil
Com Enozor Jr (@enozorjr), sócio-fundador da Dane-se; Daniela Falcão (@danielafalcao1), jornalista de moda e fundadora do Nordestesse; Marcello Bastos (@marcellobastos), cofundador da Farm. Mediação de Fernando Lackman, jornalista especializado em Moda e Cultura, consultor e diretor de desfiles, autor do livro Brasília Capital dos Criadores e referência no setor.
17h: Não é sobre prever. É entender
Com participação da WGSN e de Duda Maia (@dudamaia), empresária à frente da 5561 Agency.
19h: Como ser relevante em um mundo visualmente saturado
Com Carol Ribeiro (@caropita), modelo e apresentadora, e Rener Oliveira (@reneroliveira), jornalista de moda e editor do portal Nordestesse. Mediação de Duda Maia (@dudamaia).
Desfiles — 25 de setembro
12h: Coletivo — O mix de moda do Brasília Shopping invade o espaço em performance viva, sem passarela fixa. O público será parte da cena.
16h: Athleisure — O sportswear como protagonista em todos os momentos do dia, com Live, Track&Field, Free Corner, Gregory, Richards e Adidas (que inaugura sua loja no Brasília Shopping em outubro).
18h: Movimento Moda Brasília — O olhar da moda local em desfile coletivo, liderado pela Dane-se e acompanhado por marcas da cena brasiliense: Letícia Gonzaga, Lucila Pena, Thais Fread, Barreto Shoes, Lago Beachwear, MonPair e Barbarah.
21h: All Jeans — Uma imersão no ícone eterno do guarda-roupa, unindo desfiles de Jeans do Bem, Hering, Calvin Klein, Youcom, Colcci e Damyler, conteúdos sobre a história do denim e show da banda brasiliense Vital.
Desfiles — 26 de setembro
12h: Coletivo — Performance expandida pelas lojas e corredores do shopping.
16h: Moda democrática — Desfile da Renner com destaque para as tendências do verão 2026.
18h: Lookbook — Desfile com Animale, Avanzzo, Le Lis, MOB e LoftyStyle.
21h: Fashion & Música — Encerramento em clima de celebração, com desfile da Foxton.
Exposição — 25 e 26 de setembro
Redefinindo Curvas — Coleção da estilista Júlia Theóphilo, finalista do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. A mostra apresenta peças que unem moda e tecnologia, com impressão 3D em tempo real, em uma experiência inédita no Estilo Brasília.
Spinning com a Velocity
Nos dias 25 e 26 de setembro, o Brasília Shopping recebe aulas coletivas de spinning comandadas pela Velocity, com participação das unidades Asa Norte, Sudoeste e Lago Sul. As sessões acontecem em dois horários: às 10h e às 14h. Mais informações sobre ingressos no aplicativo da Velocity.
Toda a programação do Estilo Brasília 2025 — incluindo talks, desfiles, exposições e ativações — é gratuita. Os assentos estão disponíveis conforme disponibilidade e retirada de pulseiras pelo app do Brasília Shopping.